Destaque 2010: Ray LaMontagne and The Pariah Dogs

Meses depois de Mumford & Sons terem surgido na Inglaterra, um outro trabalho de folk rock se destacou na terra natal do gênero. O americano Ray LaMontagne reuniu sua nova banda The Pariah Dogs em sua casa de campo – uma construção do século XVIII em Massachussets – para as gravações de seu quarto álbum, God Willin’ & The Creek Don’t Rise.

O músico já havia conquistado considerável renome com seus outros três discos, todos na linha singer-songwriter (termo utilizado pelos americanos pra designar cantores, geralmente voz-e-violão, que apresentam trabalhos solo com composições próprias). Para o novo trabalho, pela primeira vez ele assume as rédeas da produção e o resultado é um folk rock de raiz surpreendente.

A primeira e a última faixa (Repo Man e Devil’s in the Jukebox) dão o contorno rock’n roll para as canções intimistas cantadas por Ray com o coração na mão em seu melhor apuro vocal. Sua interpretação tanto na voz quanto no violão conferem alma ao country de New York City’s Killing Me, ao lamento suspirado de Like Rock’n Roll and Radio, ao refrão gritado da faixa-título e ao folk leve e pop de músicas como For the Summer e Beg, Steal or Borrow – música indicada ao Grammy de melhor gravação do ano.

God Willin’ & The Creek Don’t Rise é um álbum fácil de escutar e fácil de se apaixonar. A audição emocional pode até ofuscar a excelente produção, mas um olhar mais atento revela não apenas o talento de Ray e dos Pariah Dogs, mas canções muito bem construídas em um disco que beira a perfeição. Infelizmente, eles não produziram nenhum videoclipe, mas não é difícil encontrar apresentações ao vivo pela Internet.

Beg Steal or Borrow

For The Summer


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