Silverchair – Emotion Sickness

Mais de dez anos após seu lançamento em 1999, o videoclipe Emotion Sickness ainda mantém sua força, não importa quantas vezes você já tenha assistido.

Quase na virada do século e sob a direção de Cate Anderson, a banda australiana Silverchair ganhou um clipe que sintetiza a linguagem cinematográfica desenvolvida nas últimas décadas e a apresenta em perfeita sintonia com a música para contar uma história carregada de culpa.

Parte do impacto da música vem da contribuição do (já) lendário pianista David Helfgott (que inspirou o filme Shine), mas o grande mérito está na composição com seus diversos momentos distintos e orquestrados. O vídeo monta sua narrativa com base nesses tais momentos, acompanhando atentamente cada mudança em um belo trabalho de edição.

O clima claustrofóbico é construído principalmente na montagem de planos como a do pássaro no canto do teto ou da mariposa no copo, assim como nos ângulos fechados no protagonista. O título da música traz um jogo de palavras com o enjôo causado pelo movimento (motion sickness) e uma doença emocional. Ponto para a direção que optou por usar a vertigem e a tontura apenas no último ato do vídeo, na medida certa para somar ao subjetivismo com que já acompanhamos a história.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

4 Comments on “Silverchair – Emotion Sickness

  1. Definitivamente um dos melhores clipes do silverchair (se não O MELHOR).
    O amadurecimento musical deles ficou evidente com este álbum e esse clipe evidencia ainda mais esse amadurecimento artístico.

  2. Excelente análise!
    Foi muito bom rever esse vídeo!

  3. Parabéns pela crítica!! Não consigo enjoar desse clipe, realmente um trabalho perfeito, musicalmente e cinematograficamente falando!!!

  4. MORO EM SALVADOR E NO FINAL DE 1999,ESTAVA EM DEPRESSÃO POR NÃO TER CONSEGUIDO ME LIVRAR DE UMA SÍNDROME DE PANICO QUE COMEÇOU EM 1998.ESSA MÚSICA COMEÇOU A SER TOCADA DENTRO DE UM CARRO QUE ESTACIONOU PERTO DA JANELA DO QUARTO.SENTI UMA FORÇA INTERNA MUITO GRANDE ,E ME LEVANTEI PRA SENTIR O VENTO E COMECEI NAQUELE MOMENTO A ME RECUPERAR.NEM SABIA A TRADUÇÃO E NEM CONHECIA A BANDA.ATÉ HOJE,A OUÇO E SINTO SUA VIBRAÇÃO ATÉ COM MAIS INTENSIDADE E EMOÇÃO.É O PODER DA MÚSICA E DO SENTIMENTO.GET UP,GET UP,GET UP……………..É A MÚSICA DA MINHA VIDA.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.