Silverchair – Emotion Sickness

Mais de dez anos após seu lançamento em 1999, o videoclipe Emotion Sickness ainda mantém sua força, não importa quantas vezes você já tenha assistido.

Quase na virada do século e sob a direção de Cate Anderson, a banda australiana Silverchair ganhou um clipe que sintetiza a linguagem cinematográfica desenvolvida nas últimas décadas e a apresenta em perfeita sintonia com a música para contar uma história carregada de culpa.

Parte do impacto da música vem da contribuição do (já) lendário pianista David Helfgott (que inspirou o filme Shine), mas o grande mérito está na composição com seus diversos momentos distintos e orquestrados. O vídeo monta sua narrativa com base nesses tais momentos, acompanhando atentamente cada mudança em um belo trabalho de edição.

O clima claustrofóbico é construído principalmente na montagem de planos como a do pássaro no canto do teto ou da mariposa no copo, assim como nos ângulos fechados no protagonista. O título da música traz um jogo de palavras com o enjôo causado pelo movimento (motion sickness) e uma doença emocional. Ponto para a direção que optou por usar a vertigem e a tontura apenas no último ato do vídeo, na medida certa para somar ao subjetivismo com que já acompanhamos a história.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

4 Comments on “Silverchair – Emotion Sickness

  1. Definitivamente um dos melhores clipes do silverchair (se não O MELHOR).
    O amadurecimento musical deles ficou evidente com este álbum e esse clipe evidencia ainda mais esse amadurecimento artístico.

  2. Parabéns pela crítica!! Não consigo enjoar desse clipe, realmente um trabalho perfeito, musicalmente e cinematograficamente falando!!!

  3. MORO EM SALVADOR E NO FINAL DE 1999,ESTAVA EM DEPRESSÃO POR NÃO TER CONSEGUIDO ME LIVRAR DE UMA SÍNDROME DE PANICO QUE COMEÇOU EM 1998.ESSA MÚSICA COMEÇOU A SER TOCADA DENTRO DE UM CARRO QUE ESTACIONOU PERTO DA JANELA DO QUARTO.SENTI UMA FORÇA INTERNA MUITO GRANDE ,E ME LEVANTEI PRA SENTIR O VENTO E COMECEI NAQUELE MOMENTO A ME RECUPERAR.NEM SABIA A TRADUÇÃO E NEM CONHECIA A BANDA.ATÉ HOJE,A OUÇO E SINTO SUA VIBRAÇÃO ATÉ COM MAIS INTENSIDADE E EMOÇÃO.É O PODER DA MÚSICA E DO SENTIMENTO.GET UP,GET UP,GET UP……………..É A MÚSICA DA MINHA VIDA.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com