Sinta o Pulso: Kings of Leon e suas guitarras
Sugiro um fone e som alto para uma compreensão mais completa do que proponho hoje em Sinta O Pulso. Entraremos juntos em sensações alheias, imersos na musica Birthday de Kings Of Leon.
Ouça atentamente os acordes iniciais da música. Note um comportamento seguidor nas cordas das guitarras. Os acordes acontecem aos pares, sendo os mais fortes apoiados sempre por outros menos acentuados. Chamei-os “Dinâmica Rítmica Materno-tutorial”, em que o primeiro dita e o seguinte anda conforme. Desde o começo é implícita a mensagem da música, que narra uma relação de entrega sob a perspectiva, neste caso, masculina. Dá porquês à sua paixão, justificada no ato de seguir a garota amada seja lá qual for seu destino. Ele, dado à rotina alheia e magnetizado, diz abertamente : I dont care where we’re going, Im coming along with you,(“não me importo onde vamos, eu vou com você”) colocando-se num tom menor, à espera de um acorde que lhe faça sentido. Um pouco entregue demais, digamos. Contudo, mantém-se visceral como deve ser. É, acontece na música porque nos acontece primeiro.
Birthday pertence à Come Around Sundown de Kings Of Leon, álbum inteiro bom. Bem explorada a voz do vocalista e traz a delícia de redescobrir o estilo da banda, que não me é parecido com nenhum outro. Altamente recomendável.
E com a reflexão de hoje, encerramos a primeira temporada de Sinta o Pulso. Voltaremos em breve com mais música e sinestesia. Aproveite para revisitar sensações já vividas, revisitando os demais textos da coluna em nosso arquivo.
Leia mais da coluna Sinta o Pulso e veja mais sobre Kings of Leon.