Rockologia: Metal Alternativo

Englobando elementos do Heavy Metal clássico, da música eletrônica e do Rock noventista, surgia em meados dos anos 90 o Metal Alternativo. Visto com certo estranhamento por parte da crítica musical, o novo gênero conseguiu driblar os empecilhos existentes e se consolidar no inicio dos anos 2000.

O Metal Alternativo firmou seus pilares na história do Rock mais precisamente em 2002 quando o New Metal começou a entrar em decadência, ajudando o novo estilo a consquistar seu lugar. Com guitarras fortes e distorcidas, vocais guturais e melódicos e, é claro, muito peso, é um gênero marginalizado, em comparação a outros, que conquistou uma quantidade significativa de fãs ao redor do mundo. Bandas como A Perfect Circle e Lostprophets foram responsáveis pela conquista desta rápida popularidade do gênero.

Dono de uma identidade peculiar e rica, o Metal Alternativo se tornou um gênero que veio pra ficar. Devido à sua marginalização principalmente por conta da mídia, o estilo poderia ter conquistado um reconhecimento maior em tempo mais curto, mas atualmente não há nada que o impeça de atingir a popularidade que merece.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

3 Comments on “Rockologia: Metal Alternativo

  1. Acho que não há o que possa impedi-lo de alcançar a popularidade, mas continuo acreditando que a mídia não irá facilitar o quanto poderia.
    Ótimo texto.

  2. Talvez por ser muito recente e não muito inovador ainda não notaram, mas é como você falou, Matheus, já se firmou na história e veio pra ficar =)

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.