Lançamento: Serapicos
Serapicos is a Town é o primeiro trabalho de Serapicos, sobrenome do paulistano Gabriel, que criou uma obra com uma certa pegada despretensiosa e divertida sentida em cada uma das 15 canções do disco, todas se aproveitando da sonoridade pop da língua inglesa.
Diz que não canta em português por não se reconhecer como um intérprete de “música brasileira”, mas que naturalmente compôs em inglês para sua estreia. Ainda assim, ele já prepara um projeto com canções em sua língua-mãe, além de ter material na manda pra futuros lançamentos anglofônicos, o que fez mais sentido ainda quando perguntei o que ele tem ouvido e a resposta só contava com gente que canta em inglês: The Beatles, Beach Boys, Johnny Cash, Radiohead e System of a Down. A exceção fica com Beethoven, que ele afirma ouvir, mas não se inspirar muito.
E, por falar em inspiração, ele é desses que compõe sempre, que assiste filmes com um caderno em punho anotando ideias que acabam resultando em músicas. Essa figura do caderno ilustra a arte do álbum, com as letras das músicas manuscritas, evidenciando ainda mais o caráter autoral da obra (feita por suas próprias mãos). Embora ele afirme que o que “amarra” as 15 faixas é a timbragem, não a temática, não é preciso prestar mais atenção do que o normal para sacar a linha que o álbum percorre.
Gabriel canta o conteúdo de seu caderno, rabiscos próprios da juventude em ideias livres sobre fantasias sexuais e qualquer aleatoriedade que passe por sua mente. A tal Serapicos do título existe, uma cidadezinha ao norte de Portugal, mas aqui vira um lugar imaginário que o define como pessoa (por ser também seu nome), uma espécie de Pasárgada onde seus desejos se tornam realidade e acaba definindo-o também como artista. Serapicos is a Town, por fim, resulta em um registro de sua juventude. O que fica em jogo aqui é a maneira que ele vai olhar para esse disco daqui uns anos, se com nostalgia pela época e por ter sido seu primeiro trabalho, ou com o lamento das composições não terem sobrevivido por mais tempo.
Essa lacuna temporal tenta ser preenchida com o clipe There Is No Satisfaction, que segue o clima divertido da música e do álbum, ao mostrar pessoas das mais diferentes idades curtindo o mesmo som. Confira o clipe abaixo e curta também Serapicos Is a Town na página do projeto no Facebook ou em seu site oficial. Aliás, vamos sortear nesta sexta-feira, 18 de novembro, o disco Serapicos Is a Town para um de nossos seguidores no Twitter (para concorrer, é só dar RT no tweet da promoção).
There Is No Satisfaction
o moleque é muito bom…
FERA