Especial 2021: As Músicas que Marcaram o Ano

Sabe aquela faixa que você escutou e logo adicionou a uma playlist, ou que te fez assistir a um vídeo – seja clipe ou ao vivo – inúmeras vezes? Pois é, tem música que chega para estar entre nossos favoritos para sempre, e nunca vamos nos esquecer da época em que ela nos pegou de jeito pela primeira vez.

De tantas e tantas canções que passaram pelo Música Pavê em 2021, eis aquelas que a equipe do site indicou, elegeu e comentou como as que mais se destacaram no ano.

Acompanhe mais do especial 2021 do Música Pavê

Silk Sonic (Bruno Mars + Anderson .Paak) – Leave the Door Open

Esta música despertou nossa nostalgia dos hits da era Motown, num tributo a toda essa geração dos anos 70. A primeira faixa lançada pelo duo formado por Mars e .Paak já chegou no topo do Hot 100 da Billboard e lhes rendeu o prêmio de Melhor Grupo no BET Awards 2021 (mesmo só tendo uma música lançada!). Sua estreia oficial ao vivo foi no Grammy Awards 2021 com essa música que, sem dúvidas, marcou o ano. (André Moraes)

Juçara Marçal – Crash

Poesia de Rodrigo Ogi, produção de Kiko Dinucci, e voz de Juçara Marçal. Tinha como dar errado? Crash foi lançada como single prenúncio de Delta Estácio Blues, e contém todos os elementos que compõem o disco: base experimental, colaboração pesada, e voz potente. Com referências que vão de Tarantino a ditos populares brasileiros, Crash é daquelas pedradas que ficam na cabeça e te fazem querer mais. “Venha conferir” que você “vai tomar madeirada”. (Diego Tribuzy)

Caetano Veloso – Anjos Tronchos

Entre imagens hostis, cotidianas e nomes familiares, povoa uma pergunta: “Que é que pode ser salvação?”. Caetano não é profético, ele contorna nossa realidade com destreza, rege as palavras e faz com que cada sílaba tenha um peso. Apesar do horror, a insistência dos que escutam canções. Apesar do volume de informações e das perguntas, outros jeitos de criar e de viver aparecem! (Letícia Miranda)

Marisa Monte – Calma

O retorno de Marisa Monte foi um dos presentes de 2021. Um dos poucos. A música é daqueles baladas pop bem feitas, com um quê de MPB. Ou vice-versa. Seja o que for, é a cara da artista. Em Calma, Marisa é direta no assunto: ela olha para o futuro. E isso é tudo o que precisamos nesse momento. (William Nunes)

Rodrigo Amarante – Maré

Assobios, percussão bem marcada e um naipe de metais vibrante lançam o ouvinte na correnteza alegre de Maré, uma das principais faixas de Drama. Em tom lúdico e contagiante, Amarante reflete sobre desejo, sonhos e pesadelos. Segundo o artista, a canção é inspirada no tradicional provérbio espanhol: “a maré leva o que a vazante traz”. Assim, os versos calorosos e casuais contam sobre o peso e a leveza de sonhar e querer. (Bruno Maroni)

Marina Sena – Me Toca

É quase impossível não cantarolar e querer dançar ao som de Me Toca, single que debutou Marina Sena para a carreira solo. A faixa possui uma trama de amor carnal, com melodia pop e refrão chiclete, que demonstram a personalidade e o talento da cantora. Marina nos entrega um pop que nos diverte e nos vicia, com sua sensualidade faceira e despretensiosa. (Geovana Diniz)

Billie Eilish – Happier than Ever

Não à toa, Happier Than Ever é daquelas músicas de tirar o fôlego. A faixa-título do segundo disco da carreira de Eilish é uma catarse eufórica do eu-lírico, que narra o profundo processo de libertação de um relacionamento tóxico. Ao trazer guitarras explosivas e gritos sinceros para encerrar a canção, a artista ecoa um desabafo íntimo, que vem do fundo da alma: “Eu nunca me trataria tão mal”. (Isabela Guiduci)

Menção Honrosa: FBC & VHOOR + Mac Júlia – Se Tá Solteira

Em menos de dois minutos, a faixa destila carisma, faz sorrir e convida para cantar (e dançar!). Sem pedir licença, Se Tá Solteira introduz o ouvinte muito bem em todo o universo conceitual do disco Baile e ainda consegue inserir seu refrão na cultura pop. Conquistas devidamente merecidas na exaltação da cultura periférica, violentamente apagada por um brasil que insiste em não ser Brasil. (André Felipe de Medeiros)

Acompanhe mais do especial 2021 do Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.