Cinco Músicas Pop Impecáveis

jackson-5

O que faz uma música pop ser boa? E o que faria ela ser perfeita?

Aos olhos dos executivos, as respostas provavelmente seguiriam a linha de raciocínio que defenderia uma composição de fácil assimilação e reprodução (ou seja, é aquela que você ouve e de primeira já curte e aprendeu a cantar pelo menos o refrão). Afinal, são essas as que acabam sendo mais tocadas, gerando mais lucro.

Para os críticos, os conceitos provavelmente iriam variar entre esses acima e o quanto ela dialoga com seu tempo no sentido estético. Ou seja, o quanto ela usa elementos dos estilos que estão em moda na época.

Finalmente, para o público, uma bela canção pop é aquela que, mesmo quando gruda na sua cabeça, você não se cansa de ouvir.

Revirei o baú por aqui e escolhi cinco músicas (dentre algumas dezenas) que, cada qual ao seu modo, podem ser consideradas “impecáveis”. Está permitido passar o dia cantando todos esses refrões.

Observação: The Beatles, Queen e Michael Jackson (em carreira solo) ficaram de fora da seleção por motivos de justiça para com os outros. Considere-os não apenas impecáveis, mas também “invictos”.

##Jackson 5 – ABC (1970)

Sabe aquela música que nem tem como não curtir? ABC tem versos ingênuos e divertidos (“ABC, it’s easy as 1 2 3, as simple as Do Re Mi, ABC 1 2 3, baby you and me”) que atravessaram os últimos 44 anos sem perder fôlego e o posto de uma das músicas mais marcantes da virada das décadas de 1960 e 70. Destaque para um Michael Jackson que já esbanjava carisma.

##Fleetwood Mac – Dreams (1977)

Presente em um dos álbuns mais vendidos da história (Rumours), esta faixa já rendeu inúmeras covers (vale mencionar a belezinha que The Corrs fez em 1998) e permanece como uma das mais conhecidas do grupo de Stevie Nicks (a autora da canção). Seus versos melancólicos se transformam em um otimismo sensível acompanhado do belo instrumental ao longo da faixa. Clássica.

##Depeche Mode – Enjoy the Silence (1990)

Por falar em melancolia, esta pérola do Synthpop/New Wave vem encharcada em lágrimas. É daquelas que você dança e canta junto com o mesmo ímpeto tanto na balada quanto sozinho em casa, com o risco de gritar “essa é minha música!” dependendo da quantidade de álcool ingerida. Também já rendeu muitas regravações por outros artistas e tem um daqueles refrões que não tem quem não saiba pelo menos assobiar a melodia. Ah, e o clipe é impagável.

##Spice Girls  Say You’ll Be There (1996)

Wannabe será sempre a música mais lembrada do quinteto britânico (já que foi seu primeiro hit), mas a grande estratégia foi lançar esta faixa na sequência. Sua melodia deliciosa e qualidade muito superior chamou a atenção de um público mais “adulto” do que o hit anterior, bem mais infantilizado. E é sempre legal quando uma música pop não tem vergonha de começar logo pelo refrão.

##The Killers – Somebody Told Me (2004)

Dos primeiros acordes à loucura dos versos gritados de Brandon Flowers ao final, a música que mostrou The Killers ao mundo permanece imbatível. Com o coro entre o sacana e o confuso (“Somebody told me you had a boyfriend who looked like the girlfriend that I had in February of last year”), a faixa ainda tem pique de fazer fritar em qualquer pista de dança ou agitar uma playlist dançante. Impecável, para dizer o mínimo.

Curta mais listas 5+ no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.