2023: Os Hits do Ano

Aquelas faixas que você conhece mesmo sem ter dado o play, ou, é claro, as que nós coletivamente mais quisemos escutar. Talvez não seja fácil definir exatamente o que é um hit, mas você sabe quando encontra um.

Estas cinco músicas são as que a equipe do Música Pavê selecionou como os hits que marcaram o ano.

Acompanhe mais do Especial 2023 do Música Pavê.

Olivia Rodrigo – Vampire

Os primeiros acordes da música que marcou o retorno da compositora indicavam uma balada semelhante ao hit Driver’s License, engano desfeito logo nos primeiros versos: A adolescente deprimida pelo fim de um relacionamento deu lugar a uma jovem adulta lidando com as decepções de forma menos ingênua. Esse amadurecimento na temática e também na ambição musical soa genuíno em um cenário dominado por fórmulas algorítmicas. Agora ao volante de seu Land Rover, Olivia pavimenta seu caminho autêntico no pop. (Eduardo Yukio Araujo)

Dua Lipa – Dance the Night

Parte do álbum oficial de Barbie, a canção marcou a cena pop para além da trilha sonora do filme. O glamour, o dance pop e a atmosfera nostálgica de Dance The Night levam o ouvinte às discotecas das décadas de 1970 e 1980, e representam o melhor que um hit dançante pode oferecer. E é exatamente por suas particularidades que a música conquistou seu espaço de modo independente, isto é, sem necessariamente ser lembrada como uma faixa da produção audiovisual. (Isabela Guiduci)

Luísa Sonza – Chico

Se é difícil para nós escutarmos essa música entendendo seu contexto, imagina para a Luísa Sonza conquistando prêmios e mais prêmios por uma canção que não lhe faz mais sentido. É sofrido, mas a verdade é que Chico é um hit e podemos provar: Esteve no topo das paradas de plataformas de streaming e de rádios, está presente nas baladas, nos carros e fones de ouvido, ganhou versões remix, forró e até de piseiro. Uma das músicas mais ouvidas do país em 2023 é dolorida, mas é um hit. (Lili Buarque)

SZA – Kill Bill

Não é arriscado assumir que os relacionamentos pelo mundo não estão terminando de uma forma saudável, já que uma música sobre matar o ex-namorado se tornou um dos maiores hits de 2023. Quando SZA lançou o aclamado SOS, o R&B gostosinho de ouvir, com uma letra sobre cometer assassinatos, logo começou a ganhar destaque e se tornou o próximo single da cantora. Não demorou para que versões aceleradas de Kill Bill se espalhassem pelas trends do TikTok, impulsionando o alcance da faixa e consolidando também o álbum no topo das paradas. (Guilherme Gurgel)

Miley Cyrus – Flowers

Talvez toda geração tenha sua I Will Survive, e a cultura pop em 2023 teve seu hino libertador de um relacionamento na voz de Miley Cyrus. É uma canção de empoderamento para quem entende que o ditado que nos ensina que é melhor estar sozinho do que em uma companhia ruim. Com seu videoclipe ensolarado, Flowers foi onipresente das rádios às redes sociais, e entra agora para a história, ao menos para a desse ano, como um de seus maiores hits. (André Felipe de Medeiros)

Acompanhe mais do Especial 2023 do Música Pavê.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.