2023: As Parcerias do Ano

É sempre especial quando dois artistas que gostamos somam suas forças e nos entregam músicas que aproveitam suas melhores características, principalmente quando essas uniões são surpreendentes, ou até mesmo inusitadas.

Ao longo de 2023, foram muitas as boas parcerias que apareceram pelo Música Pavê. Dentre todas elas, a equipe do site aponta e comenta as que mais se destacaram no ano.

Acompanhe todo o Especial 2023 no Música Pavê.

Björk + Rosalía – oral

Uma causa nobre conseguiu realizar uma junção potente – e sonhada pelos fãs – de duas artistas reconhecidas mundialmente, como forma de protesto contra a piscicultura excessiva na Islândia. Oral, composta por Björk, nos presenteou não apenas com a união de vozes de épocas tão distintas – que talvez não estivessem juntas se a ocasião fosse outra -, mas também com um videoclipe intrigante e com uso de inteligência artificial. A torcida agora é que venham outras canções em parceria. (Lili Buarque)

Letrux + Lulu Santos – Zebra

Embarcando no conceito animalesco do disco Letrux como Mulher Girafa, podemos dizer que esta parceria une dois leões do pop brasileiro. Lulu Santos mostra que sabe circular junto com quem vem dando as cartas na nova música pop e dá corpo a uma faixa dançante e ousada. A parceria deu tão certo que até ganhou clipe, que contribui muito com a narrativa teatral da canção. (Nuno Nunes)

YMA + Jadsa – Zelena (EP)

Muitas vezes, há uma conexão entre artistas que podemos chamar de irmandade espiritual e criativa: Mesmo que não tenham tantos pontos em comum, a admiração mútua atrai planos de colaboração. Esteticamente, YMA e Jadsa percorrem caminhos diferentes em suas criações, mas talvez a fagulha tenha sido a ousadia que ambas demonstram ao buscar sonoridades. O EP é a demonstração de duas forças que não temem os resultados das combinações imaginativas; ao contrário, afinal, a química serve também para gerar combustões que impulsionam foguetes. (Eduardo Yukio Araujo)

Rubel + Xande de Pilares – Grão de Areia

Improvável, mas muito bem-sucedida – a parceria entre os artistas resultou em um pagode moderno que tem tudo o que precisa para ser um hit: bBatida suave e dançante, letra romântica e refrão chiclete (daqueles que a gente ama!). A presença ilustre de Xande de Pilares, um dos principais nomes do pagode e do samba no Brasil, potencializa a formosura e dá um brilho particular à faixa, que é uma das canções mais promissoras do disco , AS PALAVRAS VOL.1 & 2. (Isabela Guiduci)

Gorillaz + MC Bin Ladden – Controllah

Mais que chocar os gringos pela existencia de um artísta com nome do inimigo número dos estadunidenses, a improvável parceria entre Gorillaz e Bin Ladden revelou duas coisas: O funk vem chamando cada vez mais a atenção de fora do país, e a mistura dele com estilos novos pode ter resultados bem interessantes. O fato é que Bin Ladden soube surfar a onda e passou a figurar no line up de festivais e colaborar com ainda mais artístas de outras cenas. (Nuno Nunes)

Acompanhe todo o Especial 2023 no Música Pavê.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.