Especial 2022: As Músicas do Ano

Entre discos e lançamentos de clipes, entre os fones de ouvido e os alto falantes das festas e festivais, algumas faixas foram destaque ao longo do ano para a equipe Música Pavê, seja pela qualidade, pela mensagem ou quaisquer outros subjetivismos que nos cativem durante a audição.

Dentre tudo o que foi escutado entre os pavezeiros nesses meses todos, estas são as músicas selecionadas, todas devidamente comentadas, como ícones desse período, carregando em si muito de 2022 em estética, produção ou mesmo temática.

Acompanhe mais do Especial 2022 do Música Pavê

Rosalía – Saoko

Saoko foi uma das músicas mais tocadas durante o meu ano e me fez ouvir Rosalía com mais frequência. Com reggaeton, pianos distorcidos e letra bem peculiar, Saoko traz uma musicalidade um pouco diferente do que ela já havia feito e marcou um novo caminho para a artista. “Saoko” é um termo caribenho que significa alegria, música e movimento, encaixando perfeitamente com o efeito da canção. Ela te empolga e faz com que você cante tudo errado, se divertindo no processo. (Carolina Reis)

Urias – Foi Mal

Prova da versatilidade da cantora mineira, a balada que mescla a imbatível combinação de letra melancólica e melodia cheia de nuances sônicas foi com justiça um dos hits marcantes do ano. A música, que fala de sentimento de culpa e revisa um relacionamento fracassado, cresce exatamente pela sensibilidade de Urias, que expõe fragilidade e emoção na voz, dando dimensão e profundidade no minimalismo estético. (Eduardo Yukio Araujo)

Steve Lacy – Bad Habit

A crescente de “I wish I knew/I wish I knew you wanted me” e o que completa os primeiros 30 segundos já são o suficiente pra marcar essa música como uma das mais marcantes de 2022. É alucinante, viral, empolgante, identificável, um transe. É pra cantar lamentando, plotando planos; É pra ouvir enquanto manda aquele oi, sumida maroto e inevitável. É, indiscutivelmente, um mal hábito gostoso demais de se ter. (Vítor Henrique Guimarães)

Baco Exu do Blues + Gloria Groove – Samba in Paris

Resultado de uma das grandes parcerias de 2022, Samba in Paris é aquele tipo de canção que dá vontade de ouvir em loop. A forte influência do R&B transborda a faixa e confere uma atmosfera sensual fascinante à música. Além disso, a vibe eletrizante é potencializada pela lírica, que discorre sobre as relações românticas enquanto brinca com metáforas que comparam a beleza da pessoa amada e a formosura de Paris. Toda a construção desse hit é motivo para não tirá-lo do replay. (Isabela Guiduci)

Beyoncé – Alien Superstar

Ao procurarmos o significado de “empoderamento”, “autoconfiança” e similares, é provável que uma foto da cantora apareça – e isso já há algum tempo. A partir de 2022, e do lançamento de Renaissance, esses verbetes encontraram também a trilha sonora perfeita. Com um sample certeiro de I’m Too Sexy, a artista entrega mais um de seus “hinos” que inspiram qualquer pessoa a colocar o tal do cropped e reagir (ou fazer um TikTok). (André Felipe de Medeiros)

Maglore – Transicional

Com a música, Maglore abre uma espécie de portal para o ouvinte curtir essa balada mais que ensolarada, com requintes de emancipação, louvando o processo muito mais que a chegada. Em ano de Copa do Mundo, Transicional é o equivalente ao que Queen entregou com We Are the Champions, mas de forma intimista. Para muito além do rótulo limitante de “campeão”, o festejo fica por conta de quem ousou sair das sombras e ser o que se é. (Rômulo Mendes)

Bala Desejo – Baile de Máscaras (Recarnaval)

Presente no premiadíssimo SIM SIM SIM, a canção é uma mistura de Novos Baianos com Rita Lee, em um convite ao retorno do carnaval em um mundo pós pandêmico – o “recarnaval”, como Bala Desejo denomina. A música tem uma energia própria, as vozes se entrelaçam e não pertencem, individualmente, a nenhum dos quatro vocalistas. Refrão marcante e metais brilhantes. Não à toa, é um dos maiores sucessos da banda. (Lili Buarque)

Acompanhe mais do Especial 2022 do Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.