O debut globalizado de Jan Felipe

“Saudades, lembranças e vontade de trocar de vida”. Foi assim que o franco-carioca Jan Felipe me descreveu os temas que ele tratou em seu recém-lançado primeiro disco, Abril.

Nascido no Rio, de pai francês e mãe brasileira, ele e a família viveram em diversas cidades entre o Brasil e a França, até o músico se estabelecer na capital carioca em 2002, onde morou até maio desse ano, quando voltou para Paris. Foi nos últimos quatro anos de sua estadia em seu país-natal que ele gravou o álbum artesanalmente em casa.

“Eu queria fazer tudo (composição, arranjos, mixagem, masterização,e instrumentos) por dois motivos”, diz ele, “eu não tinha dinheiro pra pagar ninguém e meus maiores ídolos são músicos que sempre gravaram tudo: Stevie Wonder, Elliott Smith, Jimi Hendrix, Prince e Paul McCartney”.

A variedade das referências é sentida ao longo do disco, em um som que é misto sem deixar a coesão de lado. Jan migra bem de estilo em estilo talvez por sempre se mudar geograficamente, o que lhe deixou acostumado a carregar em si um pouco de cada lugar e trabalhar isso naturalmente em suas criações.

A faixa-título é um bom exemplo dessa condição. Além de conter toda a temática do álbum, em versos como “Soubes que não queres mais se perguntar por que só andas relembrando outro lugar”, a canção flerta com o indie folk e a MPB na mesma medida, em um dueto pop folk com Mariana Albuquerque – uma das três pessoas que o músico convidou para participar do disco, segundo ele “para não me isolar tanto durante o processo de gravação”.

É um som contemporâneo e antropofágico, resultado de um processo natural de quem pensa com a cabeça em mais de um lugar. Cantando em português, francês e inglês, Jan Felipe constrói um debut melancólico e essencialmente bonito, que pode ser baixado gratuitamente no BandCamp do cantor. Resta saber o que o período em Paris (em um processo inverso, com saudades do Rio de Janeiro) irá causar nele. Assista abaixo ao vídeo (gravado com som direto e uma interessante interferência) da música Abril.

Jan Felipe – Abril

Mais de Jan Felipe: BandCamp (download do disco) | Facebook

 

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

1 Comments on “O debut globalizado de Jan Felipe

  1. Pingback: Entrevista: Jan Felipe : Música Pavê

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.