Cícero e o céu engarrafado
As memórias, angústias e relacionamentos do Cícero já renderam um dos melhores discos do ano. Canções de Apartamento não vai pela estrada das canções felizes, percorre o caminho inverso. Sua voz triste e doce nos guia por essas dores e lembranças que o cantor tira das caixas do seu apartamento, nesse trajeto, a primeira coisa que acontece é que a música nos tira do chão, flutuamos pelas lembranças, mas passamos por algumas turbulências muito bem marcadas pelas suas guitarras.
Vagalumes Cegos e Açúcar ou Adoçante que nos levam exatamente por esse caminho acabaram por ganhar um registro em vídeo. Dirigido por Bruno Vouzella e Hugo Faraco, as músicas são apresentadas sem guitarras e bateria, tocadas apenas com violão e acordeon ao ar livre na Praça Paris, no Rio de Janeiro. E o músico vai expondo nossas esperanças “Vamos ver um filme, ter dois filhos, ir ao parque, discutir caetano, planejar bobagens e morrer de rir” em Vagalumes Cegos, e os nossos medos em um fim de relacionamento “Mas se você quiser alguém pra amar ainda, não vai dar, não vou estar. Te indico alguém” em Açúcar ou Adoçante.
A luz amarelada, o verde da praça, os planos que alternam entre closes, planos-detalhes ou planos completamente desfocados, fazem o vídeo aparentar uma recordação a qual foi ativada por uma música que você ouviu talvez por acaso. E Cícero segue desencaixotando lembranças e te levando com doçura por meio de memórias e sentimentos outrora incômodos.
*Darwin Marinho mora em Fortaleza, um publicitário e designer gráfico movido a música. Essa é sua primeira colaboração no Música Pavê
Pingback: Cícero na Avenida : Música Pavê