Rockologia: Rock e Juventude
Desde o seu surgimento em 1950 nos Estados Unidos, O Rock conquistou sua popularidade e espaço no cenário musical internacional. Fatores como o a hegemonia norte-americana após a Segunda Guerra Mundial contribuíram para este acontecimento. Mas para que isso fosse possível, um grupo de pessoas adotou o gênero musical como um estilo de vida e contribuiu grandemente para seu sucesso: a Juventude.
A juventude é uma categoria social presente nas sociedades ocidentais e que no Pós-Guerra adquiriu um status importante em muitos países, principalmente nos Estados Unidos. Ser jovem significa estar em uma fase da vida individual que precede à vida adulta, sendo marcada pelas experimentações e novidades. O Rock sempre esteve ligado a esta importante categoria social, pois foi criado por jovens, e por ser um estilo musical revolucionário e novo, causou polêmica entre adultos, mas foi adotado por esta juventude como uma espécie de linguagem e meio de expressão principalmente contra a sociedade capitalista em que viviam, e contra as transformações que o mundo vivia após o segundo maior conflito armado entre as nações.
Adotado como meio de expressão, o Rock alcançou uma popularidade significativa, se espalhando pelo mundo de forma paradoxal ao discurso juvenil da época, pegando carona na hegemonia econômica e cultural de seu país. Mas por mais contraditório que isto pudesse parecer, o gênero musical ao se espalhar pelo mundo levou consigo também, o estilo de vida juvenil contracultural de sua terra de origem, sendo adotado por jovens de todo o mundo, que passaram a utilizá-lo também como linguagem, adaptado em cada aparato social distinto das nações em que desembarcou.
O Rock, portanto, se espalhou ao redor do mundo com a ajuda de uma juventude ávida por mudanças sociais e crítica aos princípios da sociedade neo-liberal pregada pelos Estados Unidos no Pós-Guerra. Criou-se assim uma cultura juvenil hegemônica, onde cada grupo de jovens em seus respectivos países os diferentes significados de “ser jovem” de acordo com o aparato social local, e através do Rock,também criado em seus respectivos países e em suas línguas nativas, expressar seus anseios e desejos contra problemas sócio-econômicos de sua região.
Nirvana – Smells like Teen Spirit
Leia mais da coluna Rockologia