Bomba Estereo – Ponte Bomb
Não é raro ouvir que alguém se envergonha dos anos 80. Poucos anos após o fim da década, as escolhas estéticas daquele período já eram criticadas e lastimadas, até serem resgatadas no revival que ocorreu já no novo milênio, quando aquilo de que alguns se envergonham tornou-se objeto de diversão de tantos outros.
E foi nesse espírito que os colombianos do Bomba Estereo fizeram seu animado Ponte Bomb, versão para o hit mundial Pump Up The Jam do Technotronic lançado em 1989. Todo aquele mau gosto dos clipes exageradamente coloridos, o uso excessivo do chroma key e os efeitos tão datados da edição retornam para nos causar a tal vergonha da época.
Mas o visual brega é apenas um suporte visual para a verdadeira crítica contida no vídeo, a da sexualização incitada na infância que quem viveu naquele período passou, principalmente na América Latina, com a escola televisiva que Xuxa consagrou. Em um tempo onde se reflete sobre a segurança física e emocional das crianças, Ponte Bomb nos faz lembrar da época em que a inocência já era desafiada – o que definiu muito da geração que hoje tem filhos na escola e que parece escolher não se envergonhar de sua má educação.
Pingback: Votação: Os Clipes Imperdíveis de 2011 (até agora) | Música Pavê