Rockologia: Rock Australiano
Localizada ao sul do oceano Pacífico e o maior país da Oceania, a Austrália é umas das nações mais importantes do planeta, não só na exportação de commodities como minério de ferro e produtos primários, mas também de bandas de Rock para todos os quatro cantos do mundo.
Por volta dos anos 50, a Surf Music e o Rock vindo dos Estados Unidos através do cinema e discos, com Elvis Presley e The Beach Boys, se fundiu com mais um elemento que fez com que o gênero começasse a ser produzido no país e que o mesmo obtivesse grande heterogeneidade e popularidade: o Rock Inglês.
O contato com o Rock Europeu pelos australianos ocorreu devido à migração em massa de ingleses fugindo da Segunda Guerra Mundial para o país, já que a Austrália tinha fortes ligações com a constituição Britânica, sendo uma “quase colônia”. A vinda destes imigrantes afetou a vida social e cultural da nação, principalmente no Rock, que a partir daí criou sua identidade e começou sua promissora carreira nas terras dos cangurus.
Com a junção destes três elementos importantes para a criação da identidade e reconhecimento do gênero musical no país, que rapidamente se expandiu também ao redor do planeta ao longo das décadas seguintes até a atualidade.
A Austrália se tornou juntamente com os Estados Unidos e a Inglaterra um dois maiores “produtores” de bandas de Rock existentes, que dominaram as rádios internacionais e ainda dominam. Bandas como INXS, Men At Work e AC/DC, entraram para o Hall da Fama do gênero musical carregando consigo a bandeira azul estrelada em todos os cantos do mundo.
Men At Work – Overkill
Leia mais da coluna Rockologia