Rockologia: Post-Hardcore
No início da década de 90, surgia nos Estados Unidos um novo gênero rockeiro, derivado do Hardcore Californiano clássico, que causou muita polêmica e levou um tempo significativo para atingir seu sucesso: o Post-Hardcore.
Filho por acidente do Hardcore, gênero musical criado a partir da estilística do Punk Rock dos anos 70, o Post-Hardcore apresentava um som com guitarras com acordes fortes e precisos, baterias aceleradas, vocais alternados entre melódicos e guturais e letras com temáticas variando entre emoções e liberdade individual. Em função de todas estas características revolucionárias, o novo estilo passou muitos anos vivendo no porão da cena underground norte americana.
Ao final dos anos 90, o Post-Hardcore começou a sair da toca. Com o surgimento de muitas gravadoras independentes especializadas em lançar novos artistas e bandas, e o advento da Internet lançando uma nova forma de distribuição e compartilhamento de músicas, o novo gênero conseguiu se espalhar e conquistar uma legião de fãs, principalmente jovens, através de bandas como Underoath, Fightstar e Story Of The Year, entre outras.
We Don’t Care Anymore – Story Of The Year
Leia mais da coluna Rockologia