Destaque 2010: Mumford and Sons

Figurinhas carimbadas nas listas de melhores do ano de crítica e público, os britânicos do Mumford and Sons surpreenderam o mundo com um som legitimamente novo que popularizou o folk rock em 2010 com suas letras densas e cheias de esperança.

A banda ganhou notoriedade ao realizar o que muitos consideraram o melhor show do tradicional festival de Glastonbury, na Inglaterra, roubando a atenção do público que foi para ver Gorillaz, Local Natives, The Flaming Lips, Phoenix, Vampire Weekend , The Black Keys e The XX, entre vários outros. A apresentação catapultou as vendas de seu disco de estreia, Sigh No More, e fez o mundo todo voltar seus olhos para o som que leva a pegada rock de Londres e o leva direto ao campo para encontrar as formas mais ortodoxas da música folk.

O álbum consegue tocar até o coração mais frio com sua sonoridade bem trabalhada, o poderoso vocal de Marcus Mumford, banjo e violões inquietos e versos como Love that will not betray you, dismay or enslave you, it will set you free (“Amor que não vai te trair, te desapontar ou te escravizar, vai te libertar”) na faixa-título, ou o marcante refrão do hit The Cave, que grita But I will hold on hope (“Mas eu vou me ater à esperança”). Da primeira à última faixa, o conceito da cura de um trauma, da capacidade de amar novamente e (finalmente) estar bem consegue ser explorado de forma emocional sem ser apelativo. A sinceridade folk das letras e melodias (desde as mais tranquilas até as carregadas de força, como Thistle & Weeds e Dustbowl Dance) faz o som parecer sempre orgânico e honesto, tornando impossível ouvi-lo sem participar da experiência de corpo e alma.

Ainda esse ano, o grupo acumulou indicações ao Grammy, o disco The Indian Tour EP e uma versão deluxe de Sigh No More que traz um CD ao vivo gravado em Londres. Se você ainda não conhece o som deles, aproveite a oportunidade para ficar por dentro com os clipes de Little Lion Man e Winter Winds:

Little Lion Man

Winter Winds

Veja mais sobre Mumford and Sons

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

2 Comments on “Destaque 2010: Mumford and Sons

  1. Pingback: Destaque 2010: Ray LaMontagne and The Pariah Dogs | Música Pavê

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.