Batalha de Clipes: O Maior dos Ufanistas

Dizem por aí que os brasileiros não são lá os mais nacionalistas e, a julgar por alguns videoclipes, os motivos encontrados para exaltar a nação nem sempre são os melhores. Contudo, o ufanismo chega a ser exacerbado em algumas produções – e olha que não estamos falando de Copa do Mundo.

Na semana da Independência, fomos investigar alguns clipes que tentam honrar o Brasil da sua própria forma e encontramos alguns deles. E, mais uma vez, não conseguimos concordar com o pessoal do Perdidos no Ar sobre qual é o maior dos ufanistas. Conheça abaixo o nosso palpite e visite o Perdidos no Ar para ver a escolha deles.

Fernanda Abreu – Brasil É o País do Suíngue

Quando o André me passou o tema dessa batalha, meu recorte imediato foi para a produção musical dos anos 90. Essa associação veio fácil, já que foi nessa década que a música pop brasileira se consolidou. Não é muito difícil encontrar clipes desse período que estejam carregados de elementos estereotipados e até mesmo caricatos do que se entendia por uma identidade brasileira. Desde bandas que flertavam com o rock até mesmo axé ou pagode embarcaram nesse caminho do ufanismo. Para essa batalha, eu tinha uma escolha bem coerente, É Um Partida de Futebol do Skank, mas, depois de uma conversa com um amigo, vi que esse vídeo da Fernanda Abreu representa bem melhor o sentimento ufanista que eu estava procurando.

Ok, confesso que é difícil pensar nesse vídeo 17 anos depois, muito do contexto se perde e os recursos parecem extremamente óbvios e clichês: a escola de samba, as cores e  algumas representações literais da letra da música. Um dos acertos do clipe é fazer referência a uma série de movimentos musicais brasileiros, ainda localizados em seus espaçoes regionais, mas que hoje rompem com essas fronteiras, como as aparelhagens paraenses, o manguebeat, o forró, o axé e o funk.

É como se Fernanda Abreu arriscasse levar o funk para um status universal misturando com o que estava sendo produzido musicalmente naquela época. E é exatamente por causa dessa proposta que Brasil é o país do suingue representa a nossa escolha nessa batalha.

Corre lá no Perdidos no Ar e veja qual clipe nossos amigos/combatentes escolheram. Fique à vontade para comentar abaixo qual dos dois clipes você considera o mais ufanista – principalmente se você concordar com a gente (hehe). Aproveite e confira outras batalhas de clipes que já travamos.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

1 Comments on “Batalha de Clipes: O Maior dos Ufanistas

  1. Pingback: Perdidos no Ar

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.