Ao Vivo: Yann Tiersen

Yann Tiersen @Barcelona 13/nov/2010

Uma das melhores coisas de passar um tempo fora do Brasil é, sem dúvida, poder aproveitar os shows bons que rolam com infinita maior freqëncia na Europa. Pela segunda vez, tive a oportunidade de assistir à um show do músico francês Yann Tiersen, agora no Club Sant Jordi, em Barcelona. E se na primeira vez que o vi ao vivo o público do SESC Vila Mariana (São Paulo), no dia 05 de abril de 2007, estava dividido entre fãs da trilha de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain – diga-se de passagem, pude notar a presença de pessoas de mais idade que esperavam ouvir as músicas suaves como o filme – e os do recém-lançado na época On Tour, com suas melodias mais densas de post-rock progressivo, posso dizer dessa vez que por aqui o público não se engana tanto.

O recém lançado Dust Lane (MUTE/ANTI, 2010) tem uma inclareza em definir-se como gênero típico dos artistas geniais, que não poderiam ser uma coisa nem outra. É também o primeiro álbum do francês com a gravadora de eletro-indie MUTE (a mesma do Artbrut, Erasure, Sonic Youth, M83 e mais uma porrada de gente legal) e felizmente não deixa a desejar em experimentalismos típicos de debuts, pois apesar da carreira já estabelecida e seus mais de 40 anos, parece que somente agora o músico se encontra na fase mais livre de expressão artística.

Conforme revela sua própria definição para o disco, “Let’s live in an enormous world of sound we can use randomly, with no rules at all. Let’s play with sound, forget all knowledge and instrumental skills, and just use instinct – the same way punk did”,  Dust Lane finalmente parece ser a última prova de que música clássica e contemporânea nunca estiveram tão próximas – ou ao menos podem compartir espaços igualmente geniais dentro de uma mesma pessoa.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

2 Comments on “Ao Vivo: Yann Tiersen

  1. É o tipo de música que eu nunca paro pra ouvir, mas sempre que escuto curto pra caramba.

  2. Pingback: Trilhas Sonoras Para Se Deliciar : Música Pavê

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.