Cinco Sotaques da Música Brasileira Atual

Imagine que todos os dias podemos cruzar com uma sonoridade nova, tanta música junta que conseguimos “viajar na maionese” ao observar detalhes ocorrendo no meio desse grande carnaval. Recentemente, me dei conta que muitos nomes da música brasileira atual compartilham de um mesmo ingrediente: o sotaque. Não que esse diagnóstico impere somente hoje, apesar de ser um tanto abstrato apurar isso, levando em consideração que as pessoas costumam guardar na sua fala uma lembrança da onde nasceu.

Todavia, tem alguns sotaques que, de tão charmosos que são, se tornam difíceis negá-los como ponto determinante na qualidade da canção ouvida.  Sendo assim, fizemos a lista de cinco cantores brasileiros que estão usando o recurso regional vocal a favor da sua obra.

Karina Buhr

Não falar dessa joia da nossa música seria impossível. Baiana de nascença, passou grande parte da vida em Recife, a cereja do seu bolo, fator que torna o seu trabalho tão singular dos demais.

 

Lirinha

Por um bom tempo, ele foi uma das cabeças principais da banda Cordel do Fogo Encantado. Nessa época, já fazia da sua fala o expoente fundamental para aquele trabalho. Hoje, com seu primeiro álbum solo lançado, não faz diferente. Encontramos no sotaque de Arcoverde, município de Pernambuco, o charme a mais de sua poesia cantada.

Gaby Amarantos

O seu tecno-brega já ecoa o país inteiro. Seu jeito de falar, além de marcar a sua terra (Belém do Pará), lhe dá uma segurança capaz de fazer algumas portas se abrirem para outros nichos distantes do eixo Rio-São Paulo.

Fernando Catatau

O líder da Cidadão Instigado, uma das bandas mais prestigiadas dos últimos anos, mostra que o seu sotaque cearense dá um “quê” a mais para o som e casa perfeitamente com as suas composições.

Lulina

Se Karina Buhr usa sua fala como instrumento de força, Lulina faz o contrário – no sentido que, através do jeito de falar, se nota uma delicadeza gostosa de se ouvir em seu vocal. Ela nasceu em Recife, foi criada em Olinda e foi parar em São Paulo, onde foi descoberta. Porém, não perdeu a sua raiz e, por isso, se torna uma boa pedida.

Curta mais listas 5+ no Música Pavê

Shuffle

Curtiu? Comente!

One Comment on “Cinco Sotaques da Música Brasileira Atual

  1. Sotaques massas, porém só de norte e nordeste… vale uma segunda lista?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com