Willow – Sweater
Vou encher esse review de comoção. Porque não tem como não dar nota 5 e multiplicar por 100. Incrivelmente honesto, bem dirigido e intenso, Sweater é o segundo single do recém-lançado e desconhecido álbum We the Young, da banda belga Willow.
O clipe, todo gravado em estúdio com três projetores cobrindo o chão e duas paredes, consegue atingir um impressionante nível metalinguístico ao integrar cenário, animação 3D e a interpretação do vocalista que o protagoniza em um contexto de total abstração, que faz você deixar de perceber o pequeno espaço em que a gravação acontece e, de fato embarca na sua proposta.
Nesse ponto é que o vídeo consegue seu maior êxito, ampliando esse pequeno cubículo até grandes paisagens urbanas e naturais, deixando nas mãos da edição afiada e da captação de câmeras, hora em plongée, closes ou abertos, tornando sua movimentação uma aliada ao enredo de pouco mais de quatro minutos. Assim, o vídeo permite a sensação dessas mudanças de ambiente, seus tempos e velocidades, numa viagem emocional que se estende até o fim. Simples, mas altamente bem dirigido e coreografado, Sweater é explosivo, aquele tipo de casamento perfeito entre som e imagem que faz a gente sentir no peito a liberdade sugerida pela canção.
Ainda não descobri muita coisa sobre a banda, até por que, tomado pela imensa euforia que a música me causou, não poderia deixar de compartilhar algo desse tamanho. O roteiro em si não é algo absolutamente novo, mas propõe uma surpresa cheia de detalhes a cada nova cena. Tão belo e bem executado, Sweater se torna pura poesia.
Avaliação MP: 5/5
bonzão!