Titãs – São Paulo 1

São Paulo 1 retrata a cidade do título como se há cem anos, evocando Tempos Modernos e o deslumbre modernista do começo do século 20. Para criar essa narrativa, foi usado um recurso bastante atual, de inteligência artificial generativa. Entre o antigo e o recente, cabe o som de Titãs, com uma canção inédita aos moldes do rock de outrora.
O vídeo se aproveita do estranhamento das imagens deformes que tentam retratar pessoas e ruas que não existem. A direção de Arnaldo Belotto abraça esse aspecto enquanto estética e conceito, permitindo que a tensão entre sonho e pesadelo das cenas ajudem a comunicar a mensagem da faixa.
Em meados de 2025, um lançamento com IA generativa é muito menos inovador do que se pensa e é melhor usado quando o conceito justifica seu uso. Felizmente, é o caso em São Paulo 1, que expressa uma cidade imaginária e artificial, lar de uma pressa também conceitual e movida por uma ideia capitalista démodé que já nasceu decadente, mas jura ser atual. E Titãs bem sabe disso.
Avaliação MP: 3.5/5
Curta mais de Titãs no Música Pavê