The Rolling Stones – Mess It Up
Um roteiro redondinho é a base para o sucesso de Mess It Up, videoclipe no qual The Rolling Stones convidou Nicholas Hoult para viver seu protagonista.
A escolha do ator parece vir de uma intenção de jovialidade para ilustrar o som da banda sexagenária. E é interessante notar como os símbolos presentes ao longo da narrativa são mais de um rock do passado do que de uma nova geração: É o clichê da mulher briguenta, o desejo de liberdade e a intenção de ir contra as regras, tudo reunido em uma jornada do herói que percebe que seu maior tesouro está não no fim da estrada, mas onde ele partiu (outra metáfora datada).
A paisagem californiana faz também parte de um imaginário que vai para além do rock, mas foi muito propagado por ele. O litoral ensolarado, a floresta e o deserto são ainda mais atraentes quando pensamos que a banda é da cinzenta Londres. Mas é também um aceno à indústria, ao formato de mercado que Los Angeles consolidou ao redor do mundo há décadas.
Tudo isso para dizer: Mess It Up colocou um ator de destaque entre sua geração para dar continuidade a ideias que a própria nova geração – de artistas e de público – vai contra. É um clipão enquanto produto, enquanto entretenimento, mas é também um retrato interessante do que é o rock, ou o rockeiro, em 2023: Quer passar impressão de disruptivo, mas é apenas uma nova aparência para uma mentalidade datada.
A direção é de Calmatic.
Avaliação MP: 4.5/5
Curta mais de The Rolling Stones no Música Pavê