Sleepwalker – The Wallflowers

O retorno do The Wallflowers após o sucesso mundial do álbum Bringing Down the Horse (1996) teve como enunciação a canção Sleepwalker, que combinava  melodia simples,  tempo rápido e letras sombrias – o que caracterizou o então novo álbum Breach (2000).

Seu videoclipe seguia o mesmo clima ao alfinetar a plástica indústria da fama, aproveitando a recente experiência da banda na mídia e a pinta de modelo do vocalista Jakob Dylan, que na época desfilava em listas de pessoas mais bonitas dos Estados Unidos. Tudo é muito posado e artificial, desde os cenários com iluminação perfeita até as modelos que cobiçam o cantor pelo cachê.

O tratamento plástico e as cores tão bem escolhidas dão leveza às ações que poderiam ser agressivas se retratadas com maior naturalismo: Jakob vandalizando seu próprio pôster, vestindo e se despindo da bandeira americana e o cartaz do novo single da banda ocupando o espaço de uma campanha contra a fome. As belas imagens em planos bem pensados divertem sem causar incômodo, mais uma vez refletindo o sonambulismo do grande público consumidor, que por mais que assista a obras com esse conteúdo, se diante de uma boa produção que não se difira em algum formato diferente do hegemônico, não irá questionar sua passividade em relação ao showbiz.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

2 Comments on “Sleepwalker – The Wallflowers

  1. Adoro ler seus posts e depois assistir novamente os videoclips. It’s like a whole new world depois das suas resenhas.

  2. Gente, que olho indecente!!
    A cena do cartaz é a melhor.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.