Sigur Rós – Brennisteinn
Ao longo de 2012, Sigur Rós lançou o desafio para 16 cineastas e artistas visuais para criarem obras inspiradas nas músicas de seu álbum Valtari em vídeos que viraram os clipes oficiais das faixas sob o nome The Valtari Mystery Film Experiment. Disco novo, vida nova e a banda islandesa convocou o visionário Andrew Huang para o primeiro vídeo de Kveikur, Brennisteinn.
A mudança no clima do som que a banda foi traduzida em um vídeo visualmente agressivo com muito movimento, texturas ásperas e a cor amarela no que parece ser uma metáfora para alguma energia de vida que as pessoas carregam. Enquanto membros do que parece ser uma espécie de tribo vão atrás dessa energia, o que parece ser uma estátua de um unicórnio vai de encontro ao que parece ser um planeta.
É tudo um pouco poético/abstrato demais, o que não seria um problema se a banda não aparecesse tocando em meio a tudo isso e os quadros, feitos com vídeo em alta definição, fossem visualmente mais agradáveis. Estamos falando de mais de sete minutos de imagens não muito bonitas e com pouco significado claro, o que pode tornar a experiência não tediosa, mas apenas desagradável.
Fãs de Huang e fãs da banda não terão do que reclamar, mas o público que só observa com interesse, sem envolvimento emocional, pode até mesmo se afastar depois dessa.
Avaliação MP: 2.5/5
Curta mais de Sigur Rós no Música Pavê