Romero Ferro + Lucy Alves – Essa Paixão
Com uma pegada de filme dos anos oitenta, com direito até a créditos com letras garrafais na tela, Romero Ferro e Lucy Alves representam a paixão nordestina no videoclipe de Essa Paixão. Com o plano inicial fechado, em close no telefone clássico, já era possível perceber a ideia cinematográfica que o clipe, dirigido por Luiz Wachelke, queria trazer: de comunicação de um romance. A paixão quente e dançante que precisa ser revelada e demonstrada.
O cenário simples contrasta bem com a música forte, que foi personalizada com as figuras dos artistas e como eles foram caracterizados, como se tivessem em um ambiente de gala, chique, talvez incompatível com tamanho desespero, abrandado pelo ritmo dançante e a lembrança que a maioria de nós nordestinos temos de nossas infâncias, quando nos divertíamos ao som de letras sofridas com ritmos extremamente dançantes. Dá vontade de sofrer e dançar ao mesmo tempo, ao som de um bom pisêro. É de sofrência, mas é boa a vida do nordestino. E o clipe representou muito bem isso.
Com referências e misturas, inclusive no figurino e acessórios, além do já citado objeto marcante – o telefone antigo -, o videoclipe demonstra nossa criatividade e mistureba que enriquecem nossas obras artísticas. E, fora a química dos artistas, me senti vendo um filme antigo em que os apaixonados realmente estão apaixonados e sofrendo, mas querendo continuar a viver Essa Paixão.
Avaliação MP: 3.5/5
Curta mais de Romero Ferro no Música Pavê