Milton Nascimento + Criolo + Amaro Freitas – Cais
Cais consegue ser ainda melhor que Não Existe Amor em SP, seu antecessor no projeto “Existe Amor” (um fundo solidário para a população em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia do COVID-19). Nele, a reunião Milton Nascimento, Criolo e Amaro Freitas encontra um tom documental de bastidores alternado com uma câmera que registra as paisagens litorâneas que a letra evoca naquele mesmo tom onírico.
Novamente com Beto Macedo e Denis Cisma na direção, a produção em preto e branco registra os músicos com reverência, seguindo a fala de Criolo que abre a narrativa. Através de belos quadros e de boas escolhas de como a câmera explora os cenários, somos apresentados a detalhes e a ambientes bem abertos que ilustram os versos com imponência e, ao mesmo tempo, simplicidade.
Uma experiência riquíssima que mexe com o referencial que nós, brasileiros, temos da praia, e resgata o papel que Cais tem, ainda que inconscientemente, em nosso repertório popular. Boa sorte para tentar enxergar o vídeo por trás das lágrimas.
Avaliação MP: 4.5/5
Curta mais de Milton Nascimento e de Criolo no Música Pavê