Mew e sua trilogia de clipes em 2009
Na ativa desde 1994, a banda dinamarquesa Mew flerta com várias vertentes do rock alternativo, do indie ao experimental.
As possibilidades tão amplas no som se refletem também nos videoclipes. Em 2009, eles começaram uma trilogia com o clipe Introducing Palace Players, que continuou com Repeaterbeater e Beach, sob a direção de Martin de Thurah, Adam Hashemi e Lasse Martinussen.
Introducing Palace Players aproveita o clima definido pelo ritmo descontinuado da canção e mostra diversos objetos com aparência e comportamento extraterrestres, como caixas pretas com lasers que flutuam pela floresta e convergem em uma espécie de montanha, vista ao final do vídeo.
Sua sequência, Repeaterbeater, mostra a banda em uma sessão de hipnose na qual os três membros começam a cantar simultaneamente no transe. Durante a experiência, diversas emoções e visões de luzes surgem em meio à música.
Já o terceiro, Beach, talvez o mais enigmático dos três, mostra um grupo de crianças assistindo a um fenômeno em um lampião que gira e parece ou transportá-las a uma outra dimensão, ou projetar as imagens para elas assistirem. Ao fim, assustadas, elas cometem suicídio em massa em volta de um monte de terra que parece a montanha do primeiro clipe.
Os três vídeos são visualmente interessantes e tem em comum as luzes como indicadores de um outro plano, uma dimensão que não conseguimos enxergar (como ninguém vê as caixas pretas do primeiro vídeo), mas uma experiência que acontece coletivamente e gera emoções que não sabemos lidar.
O nível interpretativo é tão amplo quanto o som da banda. Os elementos visuais simbólicos remetem à Modernidade (como as formas geométricas), assim como a temática neuro-psiquiátrica, enquanto a estética das produções reproduz o que o cinema europeu contemporâneo tem feito. Nossa dica é, então, você assistir aos três com a cabeça nas filosofias de hoje para conseguir aproveitar ao máximo dos três vídeos. Os dois primeiros tiveram sua incorporação desativada, então é só você clicar na janela de vídeo que uma nova aba irá abrir e esta página continuará aberta para você voltar e continuar navegando pelo site.
Introducing Palace Players
Repeaterbeater
Beach
Adorei a interpretação dos clipes! As músicas deles também me dão essa sensação entre a alegria e algo meio obscuro que não sei definir muito bem, é interessante. Pra mim o clipe de “Introducing Palace Players” é um dos melhores dos últimos anos e a música é das poucas que sempre que escuto continua a me dar novas interpretações e sensações.
Belo texto.
Precisamos divulgar mais essa banda fantástica.
Acompanho os discos desde 2004.
Mew no Brasil!
Eles bem que podiam tocar no SWU desse ano.