Maroon 5 – This Summer’s Gonna Hurt Like a Motherfucker
Parte do fetiche de objetificar pessoas famosas está na entrega das mesmas ao status de “objeto”, ou no quanto elas estão alheias ao fato – por exemplo, assistir ao pessoal em Big Brother não é necessariamente voyeurismo, já que todo mundo ali sabe que está sendo visto. Esse livre acesso ao corpo minimiza sentimentos de culpa por invadir a intimidade de alguém e reforça o caráter impessoal do personagem ou produto ali exposto.
No caso de Adam Levine com e sem Maroon 5, isso sempre se mostrou tão lucrativo quanto imaginamos (até porque ele é já é objeto demais para pensarmos em algum dano em nível pessoal de tanta exposição) e a gerência da banda soube aproveitar seu status direitinho no clipe de This Summer’s Gonna Hurt Like a Motherfucker – ou, como ficará lembrado, “o clipe com a bunda”.
A presença dessa palavra (ou de seus sinônimos, dos eufemismos às obscenidades) nas manchetes de lançamento do vídeo deixa claro que, assim como em outras produções do mainstream, o clipe se propõe a ser uma atração à parte da música. Ela está lá como mero pretexto pra que a ação se desenrole, muitas vezes tendo pouco ou nada a ver com o contexto da produção. É esse o caso de This Summer’s, embora, veja bem, ele seja sim memorável.
Trata-se de um plano sequência em preto e branco e linguagem documental, com a câmera na mão seguindo o vocalista do momento em que ele sai do banho (palmas para a coragem anticlímax de exibir a “atração” nos primeiros segundos) até a van depois da apresentação. O vídeo é cheio de ruídos e granulações, causados pela má iluminação dos bastidores do show, mas muito bem coreografado não só para tudo caber no tempo da música, mas para mostrar que Adam é o mesmo personagem também atrás do palco.
A direção é dele mesmo ao lado de Travis Schneider, o que denota ainda mais ou narcisismo, ou pura auto-objetificação. Comercialmente, faz muito sentido, como vemos.
Avaliação MP: 3.5/5
Curta mais de Maroon 5 no Música Pavê