Manu Gavassi – Pronta pra Desagradar
Pronta pra Desagradar é um ótimo curta metragem de comédia musical que coloca Manu Gavassi para interpretar a si mesma em uma São Paulo que capricha nos obstáculos enquanto ela tenta chegar a um teste de elenco.
O elenco é um dos maiores destaques (gente como Esse Menino, Tim Bernardes e Biel Basile – dois terços da banda O Terno – e até Pitty faz uma ponta), a montagem sabe agir a favor da comicidade e da pressa que marca toda a produção. Por fim, os momentos conceituais e metalinguísticos deixam a obra ainda mais caprichada.
É, ao mesmo tempo, um videoclipe que tenta ser outra coisa, como a cena nos créditos brinca. Manu interpreta a música nos refrões, mas fica a sensação de que ela está ali como desculpa para que tudo isso aconteça, e não vice versa. Alguém poderia argumentar que é um outro formato ou momento para esta linguagem, mas, contextualmente, sendo a obra antecedida por outro vídeo/curta conceitual que questiona o papel da música na produção pop atual (veja abaixo), é possível interpretar que Manu está mais se curvando à demanda do entretenimento do que insistindo em sua música (o que parece ser sua mensagem).
Um produto excelente, mas só o tempo e a narrativa que a cantora continuar desenvolvendo dirão se é um trabalho de resistência ou, na falta de uma palavra melhor, desistência. A direção é assinada por Manu Gavassi e Gabriel Dietrich.
Avaliação MP: 5/5
Curta mais de Manu Gavassi no Música Pavê