Let Forever Be – The Chemical Brothers
Um dos trabalhos mais famosos do cineasta Michel Gondry nos videoclipes, Let Forever Be deixa bem claro o tipo de pesquisa visual e temática que o diretor explora em suas obras sobre os sonhos, que ele mais tarde desenvolveria com maestria nos filmes Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças e A Ciência do Sono.
Com vocais de Noel Gallagher, na época do Oasis, o vídeo acompanha uma sucessão de sonhos que se misturam com a realidade da protagonista, nos quais ela nunca sabe se está sonhando ou não. Aparecem aí diversos elementos que Gondry usou em outros trabalhos sobre o universo onírico, como a repetição, a desproporção e as mudanças repentinas de ação, no caso evidenciadas pelo efeito morph, muito difundido nos anos 90.
O uso de câmera de vídeo (ao invés de filme) dá um realismo interessante, principalmente em passar a dúvida sobre o que é sonho e o que não é. Para as sequências em estúdio, o diretor brinca com referências à televisão, incluindo as cores da colorbar e os efeitos de edição que parecem ter saído dos anos 80, quando tais recursos eram utilizados à exaustão.