Lady Gaga – Perfect Illusion
Em qualquer esfera da música, mas principalmente dentro do pop grandioso, o primeiro clipe de um disco é de grande importância para marcar uma nova fase da carreira de um artista. Lady Gaga sempre soube disso e foi com isso em mente que produziu Born this Way e Applause no passado, assim como entrega aos fãs Perfect Illusion desta vez.
Deixando de lado sua personagem Mother Monster e o quê conceitual de ArtPop dos dois respectivos vídeos citados acima, o lançamento da vez traz uma Gaga menos mitológica e mais humana, com um figurino que qualquer um poderia ter e um tratamento muito mais realista de direção de arte como um todo (maquiagem e cabelo inclusos).
Se seu próximo álbum terá um teor mais orgânico que os anteriores, isso o tempo dirá, mas percebemos que ela apostou agora em uma persona muito mais humana do que a monstruosidade de outrora – ainda que a cantora seja o centro das atenções no clipe, confirmando seu status de uma enorme estrela da cultura pop mundial.
Funciona como um bom videoclipe, além de servir a esse propósito de afirmação da identidade de uma nova fase na carreira – até por ser bastante diferente do restante de sua videografia. A direção é de Andrea Gelerdin e Ruth Hogben.
E repare na presença dos produtores Mark Ronson, BloodPop e Kevin Parker (Tame Impala) na sua banda. É interessante pensar na escolha de tê-los no vídeo – pode ser uma maneira de denotar o envolvimento deles na canção, ou uma maneira de legitimizar a faixa e sua qualidade para com um público que não costuma ouvir Lady Gaga.
Avaliação MP: 3.5/5
Curta mais de Lady Gaga no Música Pavê