Green Day – Stray Heart

Mais uma vez, o espírito adolescente do Green Day vem à tona. O primeiro clipe do disco Dos, segundo da trilogia prometida para 2012, tem um tom romântico e cômico. Ele tem um enredo simples, com uma história meio “café com leite”, mas um efeito especial muito bacana: o protagonista tem um buraco no peito.

O vídeo começa naquele clima de paquera, o nosso homem é cobiçado por duas mulheres, mas no fundo já dá para perceber que algo está errado. Então ele chega no apartamento da namorada, mas ela percebe que ele está sem o coração. Em seu peito há um buraco!

É como se o coração do rapaz quisesse ser livre e curtir a vida, enquanto o cérebro prefere estar com a namorada. Aí começa a perseguição, o protagonista segue gotas de sangue pelo chão para achar o órgão. Ele o encontra em diversos lugares, como a casa de uma mulher, boates de strip tease, bares, entre outros.

Mas, no final tudo dá certo, só que não. O coração acaba sentindo falta da namorada, então volta pra casa dela e fica sentado ao lado da sua porta. O protagonista então o encontra lá e tenta conversar com a garota, mas a estratégia não foi muito boa e ele acaba sendo despejado e sentando ao lado de seu coração, agora dilacerado.

A parte mais surpreendente do clipe é quando nosso homem sem coração está olhando um cartaz de “procura-se” com o seu rosto, que está perto de uma lixeira. Alguém passa atrás dele e joga uma lata de refrigerante no lixo, a lata passa pelo buraco em seu peito e então cai no cesto. Um trabalho muito criativo, obra do diretor Robert Schober.

Um fato que sempre está presente nos clipes do Green Day é a autenticidade dos personagens. Todos os que aparecem, desde o protagonista, tem uma imagem muito marcante. O homem sem coração, por exemplo veste uma camisa xadrez aberta e uma jaqueta de couro, com uma calça bem apertada, um coturno e um topete bem contemporâneo, digamos. As mulheres são bem diferentes também, vemos uma com o cabelo bem curto e loiro, uma morena com uma lateral raspada no zero e assim por diante. Mas, dessa vez, Billy Joe e seus comparsas não deram as caras.

O conjunto da obra (vídeo + música) faz com que o clipe seja leve e gracioso, o que nos leva a revê-lo várias vezes. A letra da canção não encaixa muito na história que é contada, porém, o nome “coração vadio” ficou bem claro no enredo.

Avaliação MP:  4/5 ★★★★☆ 

Curta mais de Green Day no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.