Gogol Bordello – Pala Tute
Gogol Bordello é uma daquelas bandas que todo fã de boa música precisa conhecer. Formado em Nova York por músicos de diversas nacionalidades e liderado por Eugene Hürtz (nascido na Ucrânia, de família romena e habitante de São Paulo), o grupo faz um rock animado e bem-humorado com um pé nas raízes européias e o outro em tudo o que é música pelo mundo, em um gênero denominado “punk cigano”.
Pala Tute, música que abre o último disco deles, Trans-Continental Hustle, reúne bem a pluralidade que faz parte da natureza da banda. Com título e refrão em romeno (“Lela pala tute” significa algo como “faça ela ser tua”, em tradução livre), seu clipe ganhou uma animação que mistura referências muito distintas, como Van Gogh, Adão e Eva, King Kong e Conde Drácula, entre várias outras, além dos inúmeros diferentes de diferentes épocas da história da arte.
O tratamento das cores é bem contemporâneo e as pequenas historietas contam a história de um homem tentando ficar com uma mulher, como a narrada na letra sobre o garoto cigano que aprende a tocar violão para conquistar uma menina. O resultado do clipe é tão empolgante e cativante quanto a canção e pode ser uma boa introdução não só para o álbum, mas para quem ainda não conhecer o trabalho do grupo.
I’m a fan for Gogol Bordello since their beginnings in 2000 and still love and support them. I’m all hope that I’ll be able to see them when they’re coming to California next April.