Emicida + Vanessa Da Mata – Passarinhos
Pouco tempo após mostrar a pedrada Boa Esperança, o rapper Emicida trabalha em vídeo uma faixa bem diferente – não só por ter Vanessa Da Mata no vocal, mas por ele mesmo fazer também as vezes de cantor sobre uma base reggae.
Passarinhos, no entanto carrega a mesma dose metafórica no vídeo, embora as figuras de linguagem aqui sejam menos diretas (e bem menos agressivas) que no anterior. A obra, dirigida por Rafael Kent, conta uma história de oportunidade que, assim como o conhecimento, deve ser passada para frente (e nada melhor do que um sebo como cenário para mostrar essa dinâmica).
O figurino em que a cor branca predomina e a metáfora da porta iluminada ao final de uma escada revelam os dois músicos como figuras angelicais na vida do protagonista. A câmera baixa, muitas vezes em contra-plongée, revela não só o olhar da juventude que olha para a vida e o mundo com suas chances de crescimento, mas também mostra a situação do oprimido.
Sutil e com uma levada pop, o vídeo cumpre seu papel de levar a mensagem para frente, ainda que em um tom leve, principalmente quando colocado ao lado do clipe anterior do rapper.
Avaliação MP: 4/5
Curta mais de Emicida no Música Pavê