David Bowie – The Next Day
O lançamento de The Next Day (em 8 de maio) veio acompanhado por uma leva de controvérsias e críticas, sendo logo taxado como “polêmico” e mesmo uma restrição de idade para assistir ao vídeo no YouTube já foi o suficiente para dizerem que ele tinha sido banido da rede. É o tipo de comoção que um artista como David Bowie consegue gerar. Então, é aí que me pergunto: Será que ele precisava de tudo isso?
Sob a direção de Floria Sigismondi, o clipe mostra um padre (interpretado por Gary Oldman) adentrando uma espécie de bordel apenas frequentado por tipos da Igreja Católica, sejam os reais ou os trazidos de algum imaginário iconográfico. O músico se apresenta no palco e a prostituta escolhida (vivida por Marion Cotillard) começa a sofrer os stigmatas.
Ao mesmo tempo em que me surpreendo com algumas pessoas ainda se ofenderem tanto com este tipo de proposta, não penso que obras feitas para gerar essa polêmica sejam assim tão relevantes – simplesmente por já termos visto muitas outras ao longo das últimas décadas.
Sei que Bowie tem suas motivações e minha perspectiva é, provavelmente, míope perto da experiência que ele possui para decidir criar algo assim – e arcar com as consequências, tanto as negativas quanto as positivas. A narrativa é bem construída e a ironia metalinguística do final poderia ser o suficiente para as pessoas levarem menos a sério qualquer provocação, mas, infelizmente, a música (excelente, por sinal) acaba ficando em segundo plano.
Avaliação MP: 3.5/5
Curta mais de David Bowie no Música Pavê