Coletânea: Principais Indicados do VMAs 2011
Anualmente, a MTV americana revela e premia os videoclipes que se destacaram em sua programação no VMAs (Video Music Awards). Muito se poderia argumentar contra o quanto essas premiações são legítimas, o quanto é de fato o mais votado pelo público que ganha o troféu, ou quais são as razões para alguns deles serem indicados e outros não. No fim das contas, são os destacados como “melhores” que ajudam a contar a história, tornando-se ícones de um período. Sob essa ótica, conheça alguns dos principais indicados no VMAs 2011, em uma coletânea que tenta desvendar os motivos das nomeações, para você se preparar para o evento, que acontece em 28 de agosto.
Adele – Rolling in the Deep – Por mais que sejam sempre os artistas estadunidenses que levam os maiores destaques da noite, não é surpresa nenhuma essa cantora inglesa ser uma das principais indicadas. Ela não só é uma das artistas que mais vendeu esse ano, como também caprichou no primeiro clipe do álbum 21. Seu vídeo concorre às categorias Videoclipe do Ano, Melhor Clipe Pop e Melhor Clipe de Cantora, além de quatro categorias técnicas (Fotografia, Direção de Arte, Direção e Edição), que o público não vota. Assista-o abaixo e saiba mais sobre ele neste link.
Bruno Mars – Grenade – Além de ser outro campeão de vendas, essa música foi certamente uma das mais tocadas no planeta nessa última temporada. Não faria sentido a MTV deixar esse queridinho do público de fora de sua premiação, por mais bobinho que esse videoclipe seja. Grenade concorre à Videoclipe do Ano, Melhor Clipe Pop e Melhor Clipe de Cantor, mas Mars concorre também com The Lazy Song pelo prêmio de Melhor Coreografia.
30 Seconds to Mars – Hurricane – A super produção é destaque nas categorias técnicas (Edição, Fotografia e Direção), estranhamente ignorada para os votos do público, já que a banda de Jared Leto é uma das grandes favoritas dos espectadores da emissora. Assista ao vídeo de Hurricane abaixo e saiba mais sobre ele neste link.
Manchester Orchestra – Simple Math – Assim como o 30 Seconds to Mars, a obra prima dessa banda (escolhido como o melhor clipe do primeiro semestre pelos leitores do Música Pavê) só foi indicada aos prêmios técnicos, já que a banda não é muito popular junto ao grande público. Simple Math tem as chances de levar pra casa o prêmio de Melhor Edição ou de Melhores Efeitos Especiais. Assista-o abaixo e saiba mais sobre ele neste link.
Katy Perry – A moça marca presença na noite com quatro videoclipes indicados, o que não é surpresa nenhuma vide sua relevância no mercado hoje em dia (com cinco músicas de um mesmo disco no número 1 da Billboard). Teenage Dream (que você assiste abaixo) foi indicado à Melhor Fotografia, Last Friday Night (que você assiste neste link) à Melhor Clipe Pop, E.T. (com participação de Kanye West, que você pode ver neste link) aos técnicos de Melhor Edição, Direção de Arte, Direção e Efeitos Especiais, além de Melhor Parceria, enquanto Firework (que também está aí embaixo) pode ser nomeado o Melhor Clipe de Cantora, Videoclipe do Ano ou Melhor Videoclipe com uma Mensagem.
Teenage Dream
Firework
Eminem & Rihanna – Love the Way You Lie – A parceria do rapper branquelo com a caribenha é uma das produções “que não poderiam faltar” no VMAs, primeiro porque os dois são figurinhas carimbadas no evento, e depois que essa música foi também uma das mais tocadas da última temporada, o tipo de hit que você conhece sem mesmo conhecer (porque já ouviu algumas vezes por aí). O clipe concorre nas categorias Melhor Videoclipe com uma Mensagem, Melhor Clipe de Cantor, Melhor Fotografia e Melhor Direção.
Foster the People – Pumped Up Kicks – Uma das surpresas mais interessantes é essa banda indie pop ser indicada com um clipe tão insosso quanto esse, mas que era o único que eles tinham na época que saíram as indicações (hoje eles tem o excelente Helena Beat), o que nos relembra que por mais que os videoclipes que sejam os indicados, eles nem sempre são os motivos reais da presença da banda entre os indicados. Curiosamente, eles concorrem na categoria de Melhor Clipe de Rock, provavelmente porque o público indie torceria o nariz para uma indicação na categoria Pop. Além dessa, eles foram indicados também para o prêmio de Revelação.
Tyler, The Creator – Yonkers – A cena rap sempre tem novos talentos reafirmados pela MTV. O nome da vez é Tyler, The Creator, que foi um dos recordistas de indicações com seu Yonkers. Além da categoria Revelação, ele carrega o peso de uma indicação a Videoclipe do Ano.
Kanye West – O peso-pesado do rap, outro que tem presença obrigatória na premiação, tem dois de seus novos clipes entre os favoritos da noite. Enquanto o ótimo All of the Lights, com participação de Rihanna e Kid Cudi (que você pode ver neste link), concorre a Melhor Clipe de Hip Hop, de Cantor, Parceria e Edição, o seu belíssimo Power foi indicado como Melhores Efeitos Especiais e Direção de Arte.
Britney Spears – Till The World Ends – O retorno da cantora, que já foi uma das queridinhas da premiação, foi marcado por um clipe bacaninha e que a MTV resolveu destacar em duas categorias. A festa pós-apocalíptica de Britney figura entre os melhores de Pop e Coreografia. Saiba mais sobre esse clipe através deste link.
Beyoncé – Run The World – Outra figurinha carimbada e queridinha da emissora aparece entre os indicados com o primeiro clipe de seu novo disco, 4. Sua nova ode ao que um dia foi chamado de “sexo frágil” agrada a um público maior que as meninas que precisam de afirmação e concorre aos prêmios de Coreografia e Fotografia, além de Melhor Clipe de Cantora. Assista-o abaixo e saiba mais sobre ele neste link.
Lady Gaga – A Mother Monster não deve repetir sua performance na edição do ano passado, na qual levou para casa sete prêmios por Telephone. Mesmo com sua relevância em baixa, a cantora teve quatro indicações em 2011: Judas pode ganhar como Melhor Coreografia ou Melhor Direção de Arte (assista-o aqui neste link) e Born This Way pode ser o Melhor Clipe de Cantora ou o Melhor Clipe com uma Mensagem. Assista ao último abaixo e saiba mais sobre ele através deste link.
Veja mais coletâneas de videoclipes no Música Pavê
Pingback: Entrevista: Manchester Orchestra : Música Pavê
Pingback: Coletânea: Principais Indicados ao VMAs 2012 : Música Pavê