Coletânea: Jay-Z e seu “4:44”
O rapper Jay-Z tem trabalhado incansavelmente o formato videoclipe na promoção de seu álbum 4:44. Sendo assim, o Música Pavê reúne aqui, de uma só vez, comentários sobre cada uma das produções lançadas até o fim de agosto com músicas do disco – com exceção de The Story of OJ, que já recebeu sua crítica no site.
Moonlight
Com direção de Alan Yang (da série Master of None), o clipe é na verdade um curtametragem que satiriza Friends ao colocar atores negros nos papeis principais enquanto acompanhamos o drama do protagonista que se sente deslocado naquela situação. O fim meio lúdico ficou legal com a música com um belo sample de The Fugees.
Avaliação MP: 4.5/5
Bam (com Damien Marley e Sister Nancy)
Gravado na Jamaica sob direção de Rohan Blair-Mangat, a produção traz um formato documental para mostrar os músicos trabalhando na faixa, assim como cenas do país caribenho e a forte influência de Bob Marley na cultura local até hoje. Bonito e dinâmico, com bom uso das inserções de áudio.
Avaliação MP: 4/5
MaNyfaCedGod (com James Blake)
Lupita Nyong é a estrela do vídeo feita para uma faixa-bônus do disco. Na produção em preto e branco, ela interpreta a música através da dança e recita um poema do poeta persa Rumi, do século 13. Bonito e cheio de personalidade, o clipe foi dirigido por Francesco Carrozzini.
Avaliação MP: 5/5
Kill Jay-Z
Uma das faixas mais emblemáticas de 4:44 ganhou também um dos clipes que mais grudam na memória. Com direção da dupla Gerard Bush e Christopher Renz, vemos uma narrativa de sentimentos à flor da pele através das ações do protagonista, entre a tensão da corrida nas ruas e a calma do boiar nas águas tranquilas – tudo em cenas de grande beleza, novamente em preto e branco.
Avaliação MP: 4/5
Adnis
Novamente com forte carga emocional, a produção traduz o conteúdo sobre a relação com o pai traduzido na metáfora do boxeador e seu treinador. A fotografia dramática combina com o slow motion para atingir o objetivo da narrativa, dirigida por Mark Romanek e Adam Richards.
Avaliação MP: 4/5
4:44
Com direção assinada por TNEG, a faixa-título do álbum recebeu seu vídeo mais emblemático, um curta que mistura imagens de vídeos virais, cenas de violência, inserções de outras músicas e belíssimas imagens de dois dançarinos, assim como cenas do próprio Jay-Z com Beyoncé no palco. Resume bastante o espírito de todo o álbum, e o faz de maneira sempre interessante.
Avaliação MP: 5/5
Curta mais de Jay-Z no Música Pavê