Björk – Victimhood
Um ano após o lançamento de Fossora, Björk continua lançando videoclipes para o disco – uma prática cada vez menos comum em nossos dias. E é curioso notar como Victimhood foi feito com uma mentalidade também um pouco anacrônica.
Isso porque, assim como era comum há 30 ou 40 anos, o clipe fez questão de apresentar a letra da música na tela, uma prática que, na última década, ganhou uma categoria própria (o tal lyric video, que ninguém se importou em traduzir, infelizmente).
Ou seja, lançada em 2023, para olhos contemporâneos, a produção pode ser prejudicada ou por uma espécie de desvalorização que o vídeo com letra encontra, quando comparado ao videoclipe (afinal, são produções geralmente muito mais simples), ou porque os versos na tela podem distrair da belíssima animação que se desenrola no plano de fundo.
É uma pena pensar que a narrativa, assinada por Gabríela Friðriksdóttir e Pierre-Alain Giraud, possa ser vista por alguns como um mero complemento para a letra. Um ótimo vídeo que corre o risco de ser esquecido pelo contexto no qual chega ao mundo.
Avaliação MP: 4/5
Curta mais de Björk no Música Pavê