Beastie Boys – Don’t Play No Game That I Can’t Win
Sempre que os Beastie Boys lançam algo novo, vale a pena conferir. Nos últimos 25 anos, o grupo investiu em diversas produções interessantes que ilustravam seu hip hop com bom humor, como o recente Make Some Noise (Fight for Your Right Revisited), que os levou em uma viagem do tempo que emparelhava a juventude e a meia-idade.
O mais recente clipe, Don’t Play No Game That I Can’t Win, o roteiro que Adam Yauch (o MCA) escreveu ganhou vida através de bonecos pelas mãos (literalmente) de Spike Jonze, um dos diretores mais aclamados do meio, e foi lançado no Funny or Die, um dos mais populares sites de vídeos na Internet. A história conta um ataque de um grupo “anti-Beastie Boys” durante um show e os eventos que acontecem à medida que eles fogem de seus assassinos, em um clima dos filmes de ação Hollywoodianos recheados de tiros e explosões.
Um dos maiores méritos da produção foi a escolha estética de não esconder os aparatos usados para movimentar os bonecos. Desde o começo, vemos cabos, fios e até mesmo as mãos que fazem com que a ação aconteça diante da câmera. Esse naturalismo quebra a ingenuidade das produções cinematográficas nas quais se inspirou, que tanto insistem que o público acredite nos absurdos que elas criam na tela.
E já que o que estamos vendo é “de mentirinha”, como uma brincadeira de crianças, não há limites para o que pode acontecer durante a narrativa – e, de fato, a história traz os mais diversos eventos. É mais divertido assistir sem saber o que acontece e se surpreender com os acontecimentos, então divirta-se com o vídeo abaixo. Só vale lembrar que produções assim mostram que os Beastie Boys ainda tem muito a contribuir no meio musical e dos videoclipes, principalmente agora que Adam Yauch venceu seu câncer e, provavelmente, continuará sem ver impossibilidades para suas criações. Sorte nossa.