Lançamento: Maurício Pazz – “Sarau para Alforria”

foto por nadja kouchi

Um dia antes de chegar às plataformas de streaming, o Música Pavê apresenta em primeira mão o single Sarau para Alforria, do músico Maurício Pazz. Ele, que já acompanhou artistas como Chico César e Luedji Luna, trabalha esta composição própria em lançamento pelo selo Atlântico Sul Music.

“Esta composição surgiu de uma reflexão profunda sobre a presença do lamento em diversas musicalidades negras ao redor do mundo, sobretudo o lamento na melodia”, conta o músico e pesquisador, “fiquei pensando no quanto este traço pode estar relacionado às adversidades oriundas dos racismos, na qual a população negra as experiencia na condição de vítimas deste sistema de opressão e exclusão. O lamento é algo que me toca profundamente e que, inclusive, eu acho de uma beleza transcendental… No entanto comecei a imaginar o quão lindo será o dia em que nós negros e negras poderemos utilizar o lamento apenas como um recurso estético e não como uma forma de sublimar as dores vividas por narrativas concretas e objetivas oriundas das tensões raciais. Esse foi o fio condutor da obra”.

Mesclando os malinkes do oeste da África com a música dos descendentes de africanos desenvolvida do lado de cá do Atlântico, Maurício conta ter se inspirado também em Paulinho da Viola e sua Sarau para Radamés. “Brindo aqui o Paulinho, mas também faço esse movimento, este exercício, de nos imaginar em uma condição diferente enquanto população negra”, explica ele, “alforriados daquilo que nos faz lamentar. Embora a tristeza e o sofrimento façam parte da vida, não é deles que lhe falo. Eu estou falando dos lamentos que surgem como desdobramentos das péssimas sensações e vivências que o racismo promove”.

Curta mais lançamentos no Música

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.