Conheça: Ximena Sariñana
A América Latina é forte e valiosa, mas carrega marcas e hematomas; nada está dado, nada vem de forma simplificada, e como pensar em espaços para existir? A mexicana Ximena Sariñana propõe esse questionamento em seu quarto álbum, ¿Dónde Bailarán Las Niñas?.
Uma pergunta sobre o futuro (inspirada nos discos de Maná e de Molotov) anuncia o tom e a vontade desse disco: imaginar um tempo onde a liberdade seja possível. Dos aspectos visuais aos musicais o trabalho desdobra um universo místico como forma de exaltar a feminilidade.
A cantora e atriz demonstra que não há como tirar o corpo fora, é preciso “poner la cara” como se diz em espanhol, evidenciando a importância de enfrentar os aspectos difíceis de uma América Latina (e de um mundo) tão machista. Ximena não estabelece esse embate de forma rígida ou ríspida, mas usa de muita sensibilidade e companheirismo para confrontar situações duras e dolorosas. O álbum conta com a participação de Girl Ultra, Francisca Valenzuela e IZA.
O ressoar de outras vozes e potencias do pop latino corrobora para o amadurecimento de Ximena dentro da música. E isso vem refletido nos clipes que lançou até aqui, onde as cores e as narrativas ganham um espaço especial, proporcionando uma experiência quase cinematográfica.
A artista é um dos nomes mais fortes do pop mexicano e tem tudo para alçar voos ainda mais altos, dona de uma voz envolvente e de melodias marcantes, Ximena ainda tem muito o que conquistar.
Conheça novas bandas no Música Pavê