Conheça: Jessy Bulbo
Nas entranhas mais profundas do México, existe um som que pulsa com uma luz nova e intensa. Cresceu e apareceu no grupo de rock underground feminino Las Ultrasônicas e, já nos anos 2000, se aventurou no meio alternativo lançando seu primeiro álbum solo em 2007. Mais recentemente, em 2015, apresentou Changuemonium, um disco que mistura ritmos e psicodelias perpassando pelo humor e por um jogo interessante de vozes. Estou falando de Jessy Bulbo.
Ousada e autêntica, Bulbo é performática e seus shows são únicos. Em um vídeo amador disponível no YouTube, um fã grava a cantora fazendo topless no palco enquanto interpreta Maldito, um de seus maiores sucessos. Segundos depois, o público sobe no palco e a acompanha no espetáculo. Ela continua sua dança peculiar e os que permanecem assistindo de longe vão ao delírio.
Jessy Bulbo é luz que queima no melhor sentido possível e aguça outros sentidos além do óbvio audição-visão. Seu trabalho tem cheiro de novidade (até por sua personalidade musical mutável), gosto difícil de definir (pra degustarmos com calma e mente aberta) e uma textura complexa, cheia de significações, profundidade e um mix de emoções singular (e fantástico).