Conheça: Batuc Banzeiro

O Calor de Sombra e Sol é o mais recente EP da banda amazonense Batuc Banzeiro, que transpõe para o som a sensação do calor no corpo nortista, e que incorpora o “banzear” do lugar como um estado de espírito, um ir e vir que vai da tranquilidade à agitação. Para entrar de vez no disco, imagine se deixar levar pelo banzeiro, acompanhando o movimento que o brilho da luz que reflete na água faz, debaixo do sol que esquenta a pele que mergulha no frio do rio. É como se a proposta do calor de sombra e sol se sintetizasse nesse momento.
A banda, formada por Amada Procópio, Bruno Mattos e Nando Montenegro, assume o clima escaldante do ar de Manaus e o poder do sol que só brilha daquela forma naquele lugar como sonoridade. Pensando no movimento que surge do calor, da energia da música e da dança, Batuc Banzeiro cita o ritmo nortista Gambá e incorpora o Carimbó na faixa alegria e amor (gente sacana), por meio do batuque característico do estilo, trazendo o agito que alimenta o suor na pele. Uma alegria que percorre grande parte do disco.
O “banzear” da sonoridade da banda é também o passear com calma nas melodias, contemplando o conhecimento que vem da família como o brilho solar sobre o corpo que sustenta o canto de Nando e Gabi Farias na música aos avós, incluindo uma caminhada de guitarra que percorre uma jornada longa, rumo ao profundo das águas frias do interior de todo neto que reconhece dentro de si a força da inteligência dos avós, não procurando a si mesmo por meio de referências externas, mas olhando para o local de onde veio. Situando-se no banzeiro que só o Norte do país dá.
Conheça mais artistas e bandas no Música Pavê