Tocavideos: Muita História pra Só Dois Anos

tocavideos

Tudo começa com algumas ideias, muitos sonhos e dedicação. Ouvimos várias histórias sobre projetos que se iniciaram como uma conversa pequena e hoje são referência. Tocavideos é uma dessas histórias de conquistas. Hoje, ele tem grande acesso e vários vídeos incríveis com ajuda de inúmeras bandas famosas pelo Brasil, mas isso tudo começou com apenas três meninos com pouca experiência, mas muita determinação e amor por música.

Em 2010, Fernando Neumayer e Luís Martino vinham conversando sobre criar um projeto diferente na internet, algo que fosse de fácil acesso e de interesse universal. Foi quando Fernando recebeu de um amigo o link para o site francês La Blogothèque. Amaram o que viram e estavam prontos para criar algo parecido no Rio de Janeiro. Porém, um detalhe tinha de ser resolvido: precisavam de um câmera. Fernando é jornalista e Luís era programador, ambos não tinham conhecimento profundo em gravação nem edição. “Tínhamos somente a ideia, alguns contatos e uma paixão por música, que, na verdade, acaba sendo o caminho. Nós sempre fomos aficionados por bandas, videoclipes, documentários e um mundo se abriu aí”, Neumayer contou para o Música Pavê. Mas será que a falta de um dos elementos principais não assustou eles? “A questão é que a idéia se baseava em processos e técnicas que não dominávamos. O engraçado é que foi exatamente isso que me fez animar e embarcar junto na hora! Sou desses que curte desafios e a possibilidade de fazer deles parte do combustível para gerar coisas iradas”, comentou Luís. Os meninos já tinham a base criativa e o visual e, logo depois, Diego Padilha, que já era fotógrafo, se juntou à equipe. Em 2011, o site finalmente foi lançado.

Dentro do Tocavideos, você irá encontrar vários vídeos de músicos (como Forfun, Cícero, Tipo Uísque e Medulla) tocando suas canções de uma forma diferente. Cada gravação ganha uma página com algumas fotos que a acompanham para que o fã possa ver uma forma diferente da sessão. Na página, você ainda encontra uma explicação de como ocorreu o vídeo. Tudo bem feito e organizado para o público. Para escolher as bandas que irão participar, a equipe tentava imaginar pessoas que iram se encaixar em um ambiente mais espontâneo e natural, porém, o projeto foi mudando conforme a experiência vivida durante cada gravação. Fernando explicou, “por exemplo, o Bondesom, precisava ser em um estúdio por conta da formação, ou o Medulla, que foi um pedido meu ter a banda cheia, plugada com guitarra e baixo mesmo, porque não queria diminuir o som deles. Então, o projeto também veio mudando e depois de um tempo fomos criando nossas próprias referências. Não somos, hoje, tão fechados em um conceito, como éramos no início”. Os vídeos são extremamente bem feitos, com efeitos visuais legais e sempre em um local diferente. Segundo Neumayer, não existe nenhuma regra concreta para encontrar o local onde irá rolar a gravação, pode ser sugestão da banda ou algo mais intuitivo. “Na hora, as coisas vão surgindo, às vezes algo ligado ao artistas, às vezes não. É mais simples do que aparenta ser. Mas a gente gosta de pensar em coisas diferentes também, como a Clarice Falcão que filmamos num pedalinho na Lagoa, o Cícero no meio da Avenida Rio Branco e por aí vai”.

A popularidade do site estava apenas crescendo e novas portas foram abertas como consequência de todo o trabalho bem feito. Uma das maiores oportunidades foi a chance de gravar o documentário do Lenine, que veio após o Tocavideos ter gravado uma de suas primeiras sessões com o filho do músico, Bruno Giorgi (parte da banda Posada e o Clã), e deixaram uma marca positiva com o conjunto, pois depois de um tempo foram convidados para gravar o making of dos ensaios e estreia da turnê do disco Chão. “Eu pulava de felicidade subindo a minha rua”, lembra Fernando, “Lenine é um dos artistas que mais admiro e aquela oportunidade era uma coisa que carimbava a nossa ideia como algo que tinha valido a pena começar. Era meio como uma prova de que, naquele ponto, já não dava mais para parar, sabe? E, assim, nós nos aproximamos dele. Voltamos a trabalhar juntos tem menos de um mês, quando fomos registrar a reunião com o Marcos Suzano para levar o Olho de Peixe para o palco, 20 anos depois”. Depois de um trabalho tão grande, a equipe percebeu que o Tocavideos não era apenas um site com vídeos de música, tinha um peso muito maior e podia ser considerado um portfólio. Sobre as mudanças que ocorreram após o trabalho com Lenine, Luís comentou: “Tudo tinha que ter um nível digno de um artista que quer crescer ou apresentar a seus fãs um material de qualidade. Porque, independente do artista, todos tem (ou deveriam ter) a mesma vontade de pôr na praça registros que representem suas idéias da maneira mais bonita e compatível possível. Nosso trabalho é fazer jus à essa vontade e jus à nossa vontade de gerar belos resultados”. Segundo Fernando, ele não imaginava que o site iria crescer tanto e fica feliz em saber que aquelas ideias que trocou com Luís em sua casa em Teresópolis não morreram depois de algum tempo. Hoje ela toma grande parte da vida da equipe que continua trabalhando muito e deixando o site em ótima qualidade. “Já veio gente dizer que chegamos e ocupamos um espaço que não tinha antes e isso é muito gratificante. Hoje o grande desafio é manter as sessions do site em um ritmo normal, enquanto temos que costurar pra fora, assinando as produções para as quais nos chamam”, disse Fernando.

cícero tiago e clarice

O objetivo do Tocavideos é simples: mostrar aos fãs outro lado do artista e passar algo mais íntimo. Sem contar que querem criar coisas especiais e novas, como juntar dois músicos para tocarem juntos. Sobre este tema, Fernando comentou que “há um movimento paralelo nosso de criar coisas especiais também, como dar continuidade a encontros como aquele de Clarice Falcão com Tiago Iorc, fazer uma séria de bootlegs, as ideias não param”. E ficamos felizes em saber que o planejamento e as ideias não param e não vemos a hora de ver mais projetos incríveis no futuro. O site completará dois anos de vida neste mês e deixamos aqui os nossos parabéns a equipe toda. Música Pavê espera que o projeto complete ainda mais anos dentro da Internet e atinja muitos brasileiros (e gringos) por aí! Não é todo dia que encontramos pessoas disponíveis a entregar um projeto tão bem feito para o público fã de música e agradecemos a vocês por terem feito algo tão criativo e inspirador como o Tocavideos.

Curta mais produções do Tocavideos no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

1 Comments on “Tocavideos: Muita História pra Só Dois Anos

  1. Pingback: “BTG Sessions” está apenas começando : Música Pavê

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.