Terno Rei Acústico É Ainda Mais Melancólico
Se você nasceu entre as décadas de 1980 e 1990, muito provavelmente cresceu acompanhando os especiais acústicos da MTV, em formato televisivo e também disco. De Nirvana a Gilberto Gil, de Cássia Eller a Lauryn Hill, esses programas marcaram época com seus arranjos refinados, cenários icônicos e o intimismo natural dos timbres orgânicos.
Quando vemos o vídeo de São Paulo em versão acústica que Terno Rei lançou hoje (04), é evidente que a referência para toda a produção foi a dos saudosos especiais que tanto (re)assistimos. “É um lance meio saudosista de um jeito bom, né?”, comenta Ale Sater ao Música Pavê, “é algo que sempre quisemos fazer, mas nunca tivemos tempo para realizar da forma certa”.
No meio de uma pandemia que alterou o curso dos planos de todas as bandas, o quarteto percebeu a oportunidade de investir nesse pequeno sonho quando o Nico’s Studio fez o convite para uma transmissão ao vivo. “Foi o empurrão que a gente precisava”, conta Ale.
São Paulo vem como prévia da versão em EP que Terno Rei lançará daquela transmissão em versão acústica, com lançamento marcado para 02 de outubro pelo selo Balaclava Records. No repertório, vem quatro faixas do querido Violeta (2019).
“Nos juntamos uma semana antes da gravação e tocamos praticamente todas as músicas do Violeta e algumas antigas, tentando rearranjar”, conta Ale sobre a pré-produção do Acústico, “às vezes, mudávamos quem tocava cada instrumento para dar um movimento diferente nas músicas. No fim, escolhemos as que funcionaram melhor nessa roupagem nova”.
Quem conhece as guitarras do disco, ou os elementos eletrônicos das faixas em parceria com Tuyo, pode se surpreender com os novos arranjos. “As músicas tendem a ficar mais orgânicas e mostra um pouco desse lado que nós temos, apesar disso não estar em evidência no último álbum”, comenta o vocalista e guitarrista, “e também a nossa história [de ser uma banda] ‘triste’ ganha mais força ainda”.
Para além das músicas de Violeta, essa melancolia vem também em uma versão da mais que clássica Eu Amo Você, famosa na voz de Tim Maia. “Fizemos uma versão dessa música para o programa Cultura Livre e foi bem legal”, relembra Ale, “aproveitamos o momento ali que estava tudo plugado e testamos, já no fim do dia, depois das gravações e da live. Gosto muito do resultado, mas sinceramente não pensamos muito na coesão dela com as outras músicas. Só queríamos gravar uma faixa legal”.
Curta mais de Terno Rei no Música Pavê