Tentando aceitar Justin Bieber

Confesso: Sou velho demais para Justin Bieber. Desde a primeira vez que vi o guri, etiquetei-o mentalmente com o rótulo “caça-níqueis” e segui vivendo, escrevendo sobre ele quando precisava, mas nunca dando muito respeito.

Até que um dia, há vários meses, minha amiga Anna Rinaldi me mandou um vídeo do moleque e me disse para assisti-lo. Relutei um pouco (nem sempre tenho muito pique pra essas coisas) e eis que me deparei com isto:

Ok, talvez ele não seja só um produto programado para sorrir e encantar as meninas, talvez ele tenha de fato talento. Ainda assim, toda a Bieber Fever em todos os cantos da Internet me é tão cansativa e as comparações a Michael Jackson que alguns teimam em fazer (e eu insisto que isso só pode ser piada) sempre me impediram de olhar para ele com antipatia. Daí, mais vídeos:

Não estou tentando mostrá-lo como um grande músico (e muito menos comparando-o ao Rei do Pop), mas confesso que fiquei feliz em descobrir que ele não é apenas mais um garoto que – por diversos fatores de mercado – faz sucesso, mas um artista que tem em si alguma musicalidade, apesar da sua produção desprovida de muitas qualidades. Isso é um upgrade muito grande perto de diversos outros que apenas cantam e dançam o que lhes é pedido sem entender como “música” funciona. Fica aí a esperança de que a molecada saiba reconhecer isso e, cada vez mais, ter um senso crítico melhor definido quanto ao que consome.

Se você também já passou dos 20 e, por mais que ouça falar o tempo todo, ainda não viu Justin Bieber cantando e dançando, assista ao videoclipe de seu grande sucesso Baby.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

6 Comments on “Tentando aceitar Justin Bieber

  1. Eu levaria ele tão mais a sério não fosse a fever adôle e esse cabelinho de tigela…

  2. Realmente ele toca bem e tem uma musicalidade relativamente boa. Pena q virou vítima ds grandes gravadoras que não prezam por talento musical e musicas elaboradas, e sim por musicas pops demais e que vendam muito.

  3. Se é um post de confissões, também vou fazer a minha: como mais uma do grupo dos ‘velhos demais’ continuo relutante.

  4. Pingback: Justin Bieber – Never Say Never | Música Pavê

  5. Tenho 15 e conheço o Justin, as minhas amigas todas só falam nele, o diferencial é que elas falam dele como um grande artista pop, como o rostinho bonito, etc. Eu não sou exatamente fã do Justin Bieber, mas eu reconheço nele muito talento musical, e só vocês o ouvissem cantar talvez reconheceriam também. O fato é que o Justin foi reconhecido pela mídia e pelas grandes gravadoras, virou um ícone, perdeu a essência, aquela essência de “ser humano tentando expressar seus sentimentos através do som” para virar um hit, que toca nas baladas, nas festas, que todo mundo ouve sem dar muita atenção para as letras. Prova disto é as antigas composições dele comparadas às músicas novas (porque ninguém sabe se foi realmente ele que compôs, quem ouve geralmente não muita atenção a isto.) Nas músicas antigas Justin falava da separação dos seus pais, do primeiro amor, etc. coisas que os adolescentes se identificavam, e hoje são músicas com mais ritmo do que letra, tanto que o Justin veio perdendo muitas fãs que o acompanhavam desde cedo… É uma pena, porque o garoto tem mesmo talento. Além disso, por causa da fama, Justin tem sido vítima das piadas, das gracinhas, vindas de toda a parte do mundo, mas ele é só um garoto, imagina como ele deve ter se sentido… Não, eu não acho que ele não liga para isso e só liga para o dinheiro que ganha (como ouvi muitas vezes pessoas ignorantes dizerem). Repito, eu só acho que ele foi vítima da mídia, das grandes gravadoras que só pensam em vender… Por isso muitos desgostam do menino. De todo, é um garoto cheio de sensibilidade, talento e encanto. Ideal seria se todos procurassem buscar essa essência em Justin Bieber, ao invés de somente criticar e entrar na onda das piadas no twitter, como por exemplo.

  6. Dia desses saí perguntando pra minhas amigas o motivo delas serem tão fãs de Justin Bieber, e incrivelmente a única resposta que recebi foi “Ah, porque ele é lindo!” “Ai, ele é tão gostoso!” É realmente vergonhoso pensar que pelo menos 70% das fãs que lotam o show dele só estão ali porque acham o cabelo dele bonitinho. Quero dizer, não abomino a Bieber Fever ou sei lá qual é o nome, mas me impressiona é o fato de nenhuma enxergar o talento que esse garoto tem, e que você acabou de – corajosamente – ressaltar nesse post. Parabéns! Espero que as Beliebers vejam isso, e aprendam a idolatrar o moleque pelos motivos certos, e que tenham respostas decentes para dar quandos os haters zoarem o Justin, e não apenas “Ai, para com isso, o sorriso dele é tããããão lindo!”

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.