Sobre o Novo Disco da Céu
Caravana Sereia Bloom poderia ser mais do mesmo na carreira da cantora, no entanto mostra-se vida e inquietude em não ser apenas um registro, mas ser universal e ter a liberdade de ser analisado da maneira que você quiser.
Céu é aquela artista com a qual você simpatiza mesmo sem ter prévia alguma de sua obra, detalhe que ocorre não por uma simpatia gritante – até porque devido à sua característica reservada, isso se torna impossível identificar. Acredito que a conduta de se manter distante de qualquer aparição desnecessária é ditada pela paixão que sente por seu ofício, o que diretamente faz a gente manifestar interesse em suas canções.
Portanto, quase nem ouvimos falar da cantora ao longo do ano, só quando ela está lançando um novo álbum, como agora, que recentemente saiu o seu terceiro trabalho, Caravana Sereia Bloom.
Após o excelente Vagarosa, a morena dona de uma voz ímpar chega usando a mesma fórmula, apostando no mesmo swing, melodia e arranjos – porém, podendo abrir espaço para mais detalhes que vão de acordo com cada percepção. Se eu fosse identificar, definiria o disco com uma palavra somente: está mais trip, visto já pelo nome do álbum. Esse terceiro registro se torna um excelente companheiro sonoro para viagens.
A sua atmosfera diz muito sobre estar em movimento, sentir a brisa do vento ou andar à deriva tentando encontrar a sua essência. “A mente não para, distraindo o tempo”, um dos dizeres da canção Contravento que pode levar os ouvintes a diferentes mundos.
Ouvindo o disco inteiro, as canções naquela ordem, apesar de muitas delas serem até densas em compensação como são arrastadas, trazem consigo uma intensidade que fazem de Caravana Sereia Bloom uma obra ofegante, na qual pouco se respira. Quem tem o antecedente de gostar do trabalho da cantora vai se encantar. O grande mérito é fazer dançar ao mesmo tempo em que emociona, sem falar que as músicas sobrevivem mesmo quando acabam. Se tornar ruído, estabelecendo relação com os seus ouvintes, fazem dessa garota um passo à frente em relação as suas companheiras de ofício.
Retrovisor
Curta mais de Céu no Música Pavê
Pingback: Resumo da Semana: 26-30/03 : Música Pavê