Seis Covers que Mostram a Pluralidade da Música Brasileira

Não é segredo como existem manifestações musicais únicas e características no Brasil, do sertanejo ao rock. Em meio aos múltiplos estilos produzidos no país, as brasilidades são transbordadas de modo fascinante entre os gêneros – e a pluralidade é um reflexo da identidade excêntrica, complexa e memorável dos brasileiros. 

Celebrar canções clássicas e de sucesso é uma forma, portanto, de relembrar a potência da cena musical brasileira: de Jorge Ben Jor a Maiara e Maraisa. Em novas versões (e contemporâneas, em alguns casos), faixas que fizeram história são reimaginadas e reinventadas, recebendo um brilho particular a partir da interpretação de outro artista. 

Se nostalgia é uma palavra que bombou nos últimos anos, especialmente por conta da pandemia e a nossa permissão de reviver o passado mais atentamente, estamos autorizados a sentir as mais variadas emoções ao recordar, valorizar e reconhecer a importância dos clássicos do Brasil. Para celebrar os sucessos da cena musical do país, aqui está uma dose de nostalgia com versões impecáveis para não esquecermos a magnificência e pluralidade da música brasileira.

qnipe + Ber Pasquali – Glamurosa

Funk clássico dos anos 2000, Glamourosa ganhou uma versão contemporânea com elementos sonoros da indie music. Em parceria com Ber Pasquali (vocalista da banda Jovem Dionísio), qnipe traz uma releitura divertida e identitária para a época em que vivemos, mas com uma dose deliciosa de nostalgia. A versão completa está nas plataformas de streaming, com Spotify.

Los Sebosos Postizos – Quero Esquecer Você

Quero Esquecer Você é de autoria de Jorge Ben Jor, na época ainda Jorge Ben, que integra o primeiro disco da carreira do cantor, Samba Esquema Novo (1963). A música é um convite à dança que certamente não pode ser recusado. Não seria diferente na versão de Los Sebosos Postizos, que traz sua identidade à canção, mas sem perder a essência envolvente da original. É para dançar em um melodrama singular.

Urias –  Você me vira a cabeça (Me tira do sério)

Dona de uma voz inconfundível, Alcione tem uma carreira repleta de clássicos. Lançado em 1997, Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério) é um dos principais hits da sua trajetória e ganhou versões de diversos artistas, inclusive da dupla sertaneja Bruno e Marrone. Entre essas recriações, está a de Urias, quem tem uma voz igualmente marcante e faz um cover confessional, sensível e potente.

Ana Gabriela – Céu Azul

Primeiro e único single do álbum ao vivo Música Popular Caiçara, Céu Azul é um clássico da discografia do grupo Charlie Brown Jr., com o qual celebra a vida. Ana Gabriela trouxe uma versão mais melódica em uma criação muito semelhante ao movimento da “nova MPB” – um violão quase acústico guiando a voz suave da cantora.  

Zeca Baleiro –  Envolvidão

Em 2014, Rael dominou as rádios brasileiras com o sucesso Envolvidão – uma love song embalada por uma levada pop, que se tornou uma das principais músicas da discografia do artista. Quatro anos depois, Zeca Baleiro apostou em uma versão intimista da canção, na qual parece confessar os sentimentos da lírica com uma sonoridade que mescla beats e melodias de piano.

Rubel –  Medo Bobo

Medo Bobo, hit na voz de Maiara e Maraisa, foi um sucesso no Brasil. A música traz uma lírica vívida sobre amigos que se apaixonaram, mas tiveram dificuldades em aceitar os sentimentos. Essa sensibilidade é elevada ao máximo com a versão de Rubel, quem traz sua delicadeza ao som.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.